YouVersion Logo
Search Icon

Mateus 22

22
A parábola da festa de casamento
Lc 14.15-24
1De novo Jesus lhes falou por parábolas, dizendo:
2 — O Reino dos Céus é semelhante a um rei que preparou uma festa de casamento para seu filho. 3Enviou os seus servos a chamar os convidados para a festa, mas estes não quiseram vir. 4Enviou ainda outros servos, dizendo: “Digam aos convidados: Eis que já preparei o meu banquete; os meus bois e animais da engorda já foram abatidos, e tudo está pronto; venham para a festa.” 5Mas os convidados não se importaram e se foram, um para o seu campo, outro para o seu negócio. 6Outros, agarrando os servos, os maltrataram e mataram.
7 — O rei ficou furioso e, enviando as suas tropas, exterminou aqueles assassinos e incendiou a cidade deles. 8Então disse aos seus servos: “A festa está pronta, mas os convidados não eram dignos. 9Vão, pois, para as encruzilhadas dos caminhos e convidem para o banquete todos os que vocês encontrarem.” 10E, saindo aqueles servos pelas estradas, reuniram todos os que encontraram, maus e bons; e a sala do banquete ficou cheia de convidados.
11 — Mas, quando o rei entrou para ver os que estavam à mesa, notou ali um homem que não trazia veste nupcial 12e perguntou-lhe: “Amigo, como você entrou aqui sem veste nupcial?” E ele emudeceu. 13Então o rei ordenou aos serventes: “Amarrem os pés e as mãos dele e atirem-no para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes.” 14Porque muitos são chamados, mas poucos são escolhidos.
A questão do imposto
Mc 12.13-17; Lc 20.20-26
15Então os fariseus se retiraram e consultaram entre si como surpreenderiam Jesus em alguma palavra. 16E enviaram-lhe discípulos, juntamente com os herodianos, para lhe dizer:
— Mestre, sabemos que o senhor é verdadeiro e que ensina o caminho de Deus de acordo com a verdade, sem se importar com a opinião dos outros, porque não olha para a aparência das pessoas. 17Assim sendo, diga-nos o que o senhor acha: é lícito pagar imposto a César ou não?
18Mas Jesus, percebendo a maldade deles, respondeu:
— Hipócritas, por que vocês estão me pondo à prova? 19Mostrem-me a moeda do imposto.
Trouxeram-lhe um denário.#22.19 Moeda romana de prata, que era o pagamento por um dia de trabalho 20E Jesus lhes perguntou:
— De quem é esta figura e esta inscrição?
21Eles responderam:
— De César.
Então Jesus lhes disse:
— Deem, pois, a César o que é de César # Rm 13.7 e a Deus o que é de Deus.
22Ouvindo isto, se admiraram e, deixando-o, foram embora.
Os saduceus e a ressurreição
Mc 12.18-27; Lc 20.27-40
23Naquele dia, alguns saduceus, que dizem não haver ressurreição,#At 23.8 aproximaram-se de Jesus e lhe perguntaram:
24— Mestre, Moisés disse: “Se alguém morrer, não tendo filhos, o irmão desse homem deve casar com a viúva e gerar descendentes para o falecido.”#Dt 25.5 25Ora, havia entre nós sete irmãos. O primeiro, tendo casado, morreu e, não tendo descendência, deixou sua mulher para seu irmão. 26O mesmo aconteceu com o segundo, com o terceiro, até o sétimo. 27Por fim, depois de todos, morreu também a mulher. 28Portanto, na ressurreição, de qual dos sete ela será esposa? Porque todos casaram com ela.
29Jesus respondeu:
— O erro de vocês está no fato de não conhecerem as Escrituras nem o poder de Deus. 30Porque, na ressurreição, nem casam, nem se dão em casamento, mas são como os anjos no céu. 31Quanto à ressurreição dos mortos, vocês nunca leram o que Deus disse a vocês: 32“Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó”?#Êx 3.6 Ele não é Deus de mortos, e sim de vivos.
33Ouvindo isto, as multidões se maravilhavam da sua doutrina.
O grande mandamento
Mc 12.28-34; Lc 10.25-28
34Entretanto, os fariseus, sabendo que Jesus havia silenciado os saduceus, reuniram-se em conselho. 35E um deles, intérprete da Lei, querendo pôr Jesus à prova, perguntou-lhe:
36— Mestre, qual é o grande mandamento na Lei?
37Jesus respondeu:
— “Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento.” # Dt 6.5 38Este é o grande e primeiro mandamento. 39E o segundo, semelhante a este, é: “Ame o seu próximo como você ama a si mesmo.”#Lv 19.18 40Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.#Mt 7.12
O Cristo, filho de Davi
Mc 12.35-37; Lc 20.41-44
41Estando reunidos os fariseus, Jesus lhes perguntou:
42 — O que vocês pensam do Cristo? De quem é filho?
Eles responderam:
— De Davi.
43E Jesus perguntou:
— Então, como é que Davi, pelo Espírito, chama o Cristo de Senhor, dizendo:
44 “Disse o Senhor ao meu Senhor:
‘Sente-se à minha direita,
até que eu ponha os seus inimigos
debaixo dos seus pés’”? # Sl 110.1
45 — Portanto, se Davi o chama de Senhor, como ele pode ser filho de Davi?
46E ninguém podia lhe responder uma palavra; e a partir daquele dia ninguém mais ousou fazer perguntas.

Currently Selected:

Mateus 22: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy