YouVersion Logo
Search Icon

Judas 1

1
Prefácio e saudação
1Judas,#Mt 13.55; Mc 6.3 servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos que foram chamados, são amados em Deus Pai e guardados em Jesus Cristo.
2Que a misericórdia, a paz e o amor lhes sejam multiplicados.
O juízo sobre os falsos mestres
3Amados, quando eu me empenhava para escrever-lhes a respeito da salvação que temos em comum, senti que era necessário corresponder-me com vocês, para exortá-los a lutar pela fé#Fp 1.27 que uma vez por todas foi entregue aos santos. 4Pois certos indivíduos, cuja sentença de condenação foi promulgada há muito tempo, se infiltraram no meio de vocês sem serem notados. São pessoas ímpias, que transformam em libertinagem a graça do nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor,#2Pe 2.1 Jesus Cristo.
5Embora vocês já estejam cientes de tudo de uma vez por todas, quero lembrar-lhes que Jesus, tendo libertado um povo, tirando-o da terra do Egito,#Êx 12.51 destruiu, depois, os que não creram.#Nm 14.29-30; 1Co 10.5; Hb 3.17 6E a anjos — os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio lugar — ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia.#2Pe 2.4,9 7Igualmente Sodoma, Gomorra#Gn 19.1-24; 2Pe 2.6 e as cidades vizinhas, que também se entregaram à imoralidade e adotaram práticas contrárias à natureza, foram postas como exemplo do castigo de um fogo eterno.
8Do mesmo modo também esses, quais sonhadores, contaminam a carne, rejeitam a autoridade e insultam os gloriosos seres celestiais.#2Pe 2.10 9Contudo, nem mesmo o arcanjo Miguel,#Dn 10.13,21; 12.1; Ap 12.7 quando entrou em conflito com o diabo e discutia a respeito do corpo de Moisés,#Dt 34.6 ousou pronunciar sentença difamatória#2Pe 2.11 contra ele. Pelo contrário, disse: “O Senhor repreenda você!”#Zc 3.2 10Esses, porém, quanto a tudo o que não entendem, difamam; e, quanto a tudo o que compreendem por instinto natural, como animais irracionais,#2Pe 2.12 até nessas coisas se corrompem. 11Ai deles! Porque seguiram o mesmo caminho de Caim#Gn 4.3-8; 1Jo 3.12 e, movidos por ganância, caíram no erro de Balaão,#Nm 22.1-35; 2Pe 2.15 e foram destruídos na revolta de Corá.#Nm 16.1-35 12Esses são como rochas submersas nas festas de fraternidade que vocês fazem, banqueteando-se com vocês sem qualquer receio.#2Pe 2.13 São pastores que apascentam a si mesmos;#Ez 34.2,8 são nuvens sem água impelidas pelos ventos;#2Pe 2.17 são árvores que, em plena estação dos frutos, continuam sem frutos, duplamente mortas e arrancadas pela raiz; 13são ondas bravias do mar, que espumam as suas próprias sujeiras; são estrelas sem rumo, para as quais está reservada a mais profunda escuridão, para sempre.
14Foi a respeito deles que também profetizou Enoque,#Gn 5.21-24 o sétimo depois de Adão, dizendo: “Eis que o Senhor vem com milhares de seus santos, 15para exercer juízo contra todos e para convencer todos os ímpios a respeito de todas as obras ímpias que praticaram e a respeito de todas as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele.”#15 A profecia que aparece nos vs. 14-15 se encontra no Livro de Enoque, livro de origem judaica, que era lido pelos judeus e pelos cristãos daquela época 16Esses tais são murmuradores, pessoas descontentes que andam segundo as suas paixões.#2Pe 2.10 A sua boca vive falando grandes arrogâncias;#2Pe 2.18 adulam os outros por motivos interesseiros.
A palavra dos apóstolos
17Mas vocês, meus amados, lembrem-se das palavras anteriormente proferidas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo.#2Pe 3.2 18Eles diziam a vocês: “Nos últimos tempos, haverá zombadores, andando segundo suas ímpias paixões.”#2Pe 3.3 19São estes os que promovem divisões, seguem os seus próprios instintos e não têm o Espírito.
Conselhos finais
20Mas vocês, meus amados, edificando-se na fé santíssima que vocês têm, orando no Espírito Santo,#Ef 6.18 21mantenham-se no amor de Deus, esperando a misericórdia do nosso Senhor Jesus Cristo, que conduz para a vida eterna. 22E tenham compaixão de alguns que estão em dúvida; 23salvem outros, arrebatando-os do fogo; quanto a outros, sejam também compassivos, mas com temor, detestando até a roupa contaminada pela carne.
Doxologia
24E ao Deus que é poderoso#Rm 16.25 para evitar que vocês tropecem e que pode apresentá-los irrepreensíveis diante da sua glória, com grande alegria, 25a este que é o único Deus,#Rm 16.27 nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, sejam a glória, a majestade, o poder e a autoridade, antes de todas as eras, agora, e por toda a eternidade.#1Tm 1.17 Amém!

Currently Selected:

Judas 1: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy