YouVersion Logo
Search Icon

Jonas 4

4
A raiva de Jonas e a misericórdia de Deus
1Mas Jonas ficou muito aborrecido e com raiva. 2Ele orou ao Senhor e disse:
— Ah! Senhor! Não foi isso que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso, me adiantei, fugindo para Társis, pois sabia que tu és Deus bondoso e compassivo,#Êx 34.6; Nm 14.18; Sl 86.5,15; Jl 2.13 tardio em irar-se e grande em misericórdia, e que mudas de ideia quanto ao mal que anunciaste. 3Agora, Senhor, peço que me tires a vida,#1Rs 19.4; Jó 6.8-9 porque para mim é melhor morrer do que viver.
4E o Senhor disse:
— Você acha que é razoável essa sua raiva?
5Então Jonas saiu da cidade e sentou-se num lugar a leste da mesma. Ali construiu um abrigo, sentou-se na sombra, para ver o que aconteceria com a cidade.
6Então o Senhor Deus fez crescer uma planta por cima de Jonas, para que fizesse sombra sobre a sua cabeça, a fim de o livrar do seu desconforto. E Jonas ficou muito contente por causa da planta. 7Mas no dia seguinte, ao amanhecer, Deus enviou um verme, que atacou a planta, e ela secou. 8Quando o sol nasceu, Deus fez soprar um vento leste muito quente. O sol bateu na cabeça de Jonas, de maneira que ele quase desmaiou. Então pediu para morrer, dizendo:
— Para mim é melhor morrer do que viver!#Jn 4.3
9Então Deus perguntou a Jonas:
— Você acha que é razoável essa sua raiva por causa da planta?
Jonas respondeu:
— É tão razoável que até quero morrer!
10E o Senhor disse:
— Você tem compaixão da planta que não lhe custou nenhum trabalho. Você não a fez crescer. Numa noite ela nasceu e na noite seguinte desapareceu. 11E você não acha que eu deveria ter muito mais compaixão da grande cidade de Nínive, em que há mais de cento e vinte mil pessoas, que não sabem distinguir entre a mão direita e a mão esquerda, e também muitos animais?#Sl 36.6

Currently Selected:

Jonas 4: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy