YouVersion Logo
Search Icon

Jeremias 28

28
Jeremias e o falso profeta Hananias
1No mesmo ano, no princípio#2Rs 24.18-20; 2Cr 36.11-13 do reinado de Zedequias, rei de Judá, isto é, no quinto mês do quarto ano, Hananias, filho de Azur e profeta da cidade de Gibeão, falou comigo na Casa do Senhor, na presença dos sacerdotes e de todo o povo. Ele me disse:
2— Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: “Quebrei o jugo do rei da Babilônia. 3Dentro de dois anos, eu trarei de volta a este lugar todos os utensílios da Casa do Senhor, que Nabucodonosor, rei da Babilônia, tirou daqui e levou para a Babilônia. 4Eu também trarei de volta a este lugar Jeconias, filho de Jeoaquim, rei de Judá, e todos os exilados de Judá que foram para a Babilônia, diz o Senhor; porque quebrei o jugo do rei da Babilônia.”
5Então o profeta Jeremias respondeu ao profeta Hananias, na presença dos sacerdotes e de todo o povo que estava na Casa do Senhor. 6Jeremias disse:
— Amém! Que assim faça o Senhor! Que o Senhor confirme as palavras que você profetizou, e traga de volta a este lugar os utensílios da Casa do Senhor e todos os exilados que estão na Babilônia. 7Mas ouça bem esta palavra, que eu falo a você e a todo o povo: 8Os profetas que houve antes de mim e antes de você, desde a antiguidade, profetizaram guerra, calamidade e peste contra muitas terras e grandes reinos. 9O profeta que profetizar paz#Jr 6.14; 14.13 será conhecido como profeta enviado pelo Senhor apenas quando a sua palavra se cumprir.#Dt 18.22
10Então o profeta Hananias tirou a canga que estava no pescoço do profeta Jeremias e a quebrou. 11Depois falou na presença de todo o povo:
— Assim diz o Senhor: “Deste modo, dentro de dois anos, quebrarei o jugo que Nabucodonosor, rei da Babilônia, pôs sobre o pescoço de todas as nações.”
Diante disso, Jeremias, o profeta, foi embora, seguindo o seu caminho.
12Mas depois que Hananias, o profeta, quebrou a canga que estava no pescoço do profeta Jeremias, veio a palavra do Senhor a Jeremias, dizendo:
13— Vá e fale com Hananias, dizendo: Assim diz o Senhor: “Você quebrou uma canga de madeira, mas ela será substituída por uma canga de ferro.#Dt 28.48 14Porque assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Porei um jugo de ferro sobre o pescoço de todas estas nações, para servirem Nabucodonosor, rei da Babilônia; e elas o servirão. Até os animais selvagens eu entreguei a ele.”
15Então o profeta Jeremias disse ao profeta Hananias:
— Escute bem, Hananias: O Senhor não o enviou, mas você fez com que este povo confiasse em mentiras. 16Por isso, assim diz o Senhor: “Eis que eu o expulsarei da face da terra. Você morrerá ainda este ano, porque pregou rebeldia contra o Senhor.”
17E o profeta Hananias morreu naquele mesmo ano, no sétimo mês.

Currently Selected:

Jeremias 28: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy