YouVersion Logo
Search Icon

Gênesis 7

7
O dilúvio
1O Senhor disse a Noé:
— Entre na arca, você e toda a sua família, porque reconheço que você tem sido justo diante de mim no meio desta geração.#Gn 6.9 2De todo animal puro#Lv 11.1-31; Dt 14.3-20 leve com você sete pares: o macho e sua fêmea. Mas dos animais impuros leve um par: o macho e sua fêmea. 3Também das aves dos céus leve sete pares: macho e fêmea, para se conservar a semente sobre a face da terra. 4Porque, daqui a sete dias, farei chover sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites; e farei desaparecer da superfície da terra todos os seres que fiz.
5E Noé fez tudo como o Senhor lhe havia ordenado. 6Noé tinha seiscentos anos de idade quando as águas do dilúvio inundaram a terra. 7Por causa das águas do dilúvio, Noé entrou na arca,#1Pe 3.20 ele com os seus filhos, a sua mulher e as mulheres dos seus filhos. 8Dos animais puros, dos animais impuros, das aves e de todo animal que rasteja sobre a terra, 9entraram para junto de Noé, na arca, de dois em dois, macho e fêmea, como Deus havia ordenado a Noé. 10E aconteceu que, depois de sete dias, vieram sobre a terra as águas do dilúvio.
11No ano seiscentos da vida de Noé, aos dezessete dias do segundo mês, nesse dia romperam-se todas as fontes#Gn 8.2 do grande abismo, e as comportas dos céus se abriram, 12e caiu chuva sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites. 13Nesse mesmo dia entraram na arca Noé, os seus filhos Sem, Cam e Jafé, a mulher dele e as mulheres dos seus filhos. 14Entraram eles e todos os animais segundo as suas espécies, todo gado segundo as suas espécies, todos os animais que rastejam sobre a terra segundo as suas espécies, todas as aves segundo as suas espécies, todos os pássaros e tudo o que tem asa. 15De todos os seres em que havia fôlego de vida, entraram na arca de dois em dois, para junto de Noé; 16eram macho e fêmea os que entraram de todos os seres vivos, como Deus havia ordenado a Noé; e o Senhor fechou a porta da arca.
17O dilúvio durou quarenta dias sobre a terra. As águas subiram e elevaram a arca sobre a terra. 18As águas prevaleceram e aumentaram muito na terra; a arca, porém, flutuava sobre as águas. 19As águas prevaleceram excessivamente sobre a terra e cobriram todos os altos montes que havia debaixo do céu. 20As águas ficaram sete metros acima deles; e os montes foram cobertos. 21E morreram todos os seres vivos que se moviam sobre a terra: aves, animais domésticos, animais selvagens, e todos os enxames de criaturas que povoam a terra, e todos os seres humanos. 22Tudo o que havia em terra seca e que tinha fôlego de vida em suas narinas morreu. 23Assim, foram exterminados todos os seres que havia sobre a face da terra: as pessoas e os animais, os seres que rastejam e as aves dos céus foram extintos da terra;#Lc 17.27; Hb 11.7; 2Pe 2.5 ficou somente Noé e os que com ele estavam na arca. 24E as águas prevaleceram sobre a terra durante cento e cinquenta dias.

Currently Selected:

Gênesis 7: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy