YouVersion Logo
Search Icon

Gênesis 47

47
Israel é apresentado a Faraó
1Então José foi e deu a notícia a Faraó:
— O meu pai e os meus irmãos, com os seus rebanhos e o seu gado, com tudo o que têm, chegaram da terra de Canaã; e eis que estão na terra de Gósen.
2E levou cinco dos seus irmãos e os apresentou a Faraó. 3Então Faraó perguntou aos irmãos de José:
— Qual é o trabalho de vocês?
Eles responderam:
— Nós, seus servos, somos pastores de rebanho, como já foram os nossos pais.
4Disseram mais a Faraó:
— Viemos para morar nesta terra, porque na terra de Canaã não há pasto para o rebanho destes seus servos, pois a fome é severa. E agora pedimos que o senhor permita que estes seus servos morem na terra de Gósen.
5Então Faraó disse a José:
— Seu pai e seus irmãos vieram para junto de você. 6A terra do Egito está à sua disposição. Faça com que seu pai e seus irmãos se estabeleçam na melhor região da terra; que morem na terra de Gósen. Se souber que há no meio deles homens capazes, ponha-os por responsáveis pelo gado que me pertence.
7José levou Jacó, seu pai, e o apresentou a Faraó; e Jacó abençoou Faraó. 8Então Faraó perguntou a Jacó:
— Quantos anos o senhor já tem?
9Jacó lhe respondeu:
— São cento e trinta anos de peregrinação. Foram poucos e maus os anos de minha vida e não chegam aos anos de vida de meus pais, nos dias das suas peregrinações.
10Depois Jacó abençoou Faraó e saiu de sua presença. 11Então José estabeleceu seu pai e seus irmãos e lhes deu propriedades na terra do Egito, no melhor da terra, na terra de Ramessés, como Faraó havia ordenado. 12E José providenciou alimento para seu pai, seus irmãos e toda a casa de seu pai, segundo o número de seus filhos.
José compra toda a terra do Egito para Faraó
13Não havia alimento em toda a terra, porque a fome era muito grande. Assim, o povo do Egito e o povo de Canaã desfaleciam por causa da fome. 14Então José arrecadou todo o dinheiro que havia na terra do Egito e na terra de Canaã, pelo cereal que compravam, e o recolheu à casa de Faraó. 15Quando acabou o dinheiro na terra do Egito e na terra de Canaã, todos os egípcios foram a José e disseram:
— Queremos comida! Por que o senhor nos deixaria morrer em sua presença só porque o dinheiro acabou?
16José respondeu:
— Se vocês não têm dinheiro, tragam o seu gado. Em troca do gado eu lhes darei comida.
17Então trouxeram o seu gado a José e ele lhes deu mantimento em troca de cavalos, rebanhos, gado e jumentos. E José os sustentou aquele ano em troca de todo o gado deles. 18Tendo acabado aquele ano, foram a José no ano seguinte e lhe disseram:
— Não podemos esconder de meu senhor que o dinheiro acabou e que meu senhor já é dono dos animais. Nada mais nos resta diante de meu senhor, a não ser o nosso corpo e a nossa terra. 19Por que o senhor nos deixaria perecer em sua presença, tanto a nós como à nossa terra? Compre a nós e a nossa terra em troca de mantimento, e nós e a nossa terra seremos escravos de Faraó. Dê-nos semente para que vivamos e não morramos, e a terra não fique deserta.
20Assim, José comprou toda a terra do Egito para Faraó, porque os egípcios venderam cada um o seu campo, porque a fome era extrema sobre eles. E a terra passou a ser de Faraó. 21Quanto ao povo, ele o escravizou de uma a outra extremidade da terra do Egito. 22José só não comprou a terra dos sacerdotes, porque os sacerdotes recebiam uma porção de mantimento de Faraó e viviam dessa porção que Faraó lhes dava; por isso, não venderam a sua terra. 23Então José disse ao povo:
— Eis que hoje comprei vocês e a terra de vocês para Faraó. Aqui estão as sementes, para que semeiem a terra. 24Das colheitas vocês darão a quinta parte a Faraó. As outras quatro partes serão de vocês, para semear o campo e para servir de alimento a vocês, aos que estão em suas casas, e para alimentar os seus filhos.
25Eles disseram a José:
— O senhor salvou a nossa vida! Que possamos alcançar favor diante de meu senhor e seremos escravos de Faraó.
26E José estabeleceu por lei até o dia de hoje que, na terra do Egito, um quinto pertence a Faraó. Só a terra dos sacerdotes não ficou sendo de Faraó.
27Assim, Israel habitou na terra do Egito, na terra de Gósen. Nela adquiriram propriedades, e foram fecundos, e muito se multiplicaram. 28Jacó viveu na terra do Egito dezessete anos. Assim, os dias de Jacó, os anos da sua vida, foram cento e quarenta e sete.
29Aproximando-se, pois, o tempo da morte de Israel, chamou o seu filho José e lhe disse:
— Se agora alcancei favor diante de você, peço que ponha a sua mão debaixo da minha coxa e use de bondade e fidelidade para comigo; peço que você não me sepulte no Egito, 30mas que eu possa descansar com os meus pais. Por isso, você me levará do Egito e me colocará na sepultura deles.
José respondeu:
— Farei o que o senhor me pede.
31Então Jacó lhe disse:
— Jure para mim.
José jurou e Israel se inclinou sobre a cabeceira da cama.

Currently Selected:

Gênesis 47: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy