YouVersion Logo
Search Icon

Gênesis 35

35
Jacó faz um altar em Betel
1Deus disse a Jacó:
— Levante-se, vá para Betel e habite ali. Faça ali um altar ao Deus que lhe apareceu quando você fugia#Gn 28.11-17 do seu irmão Esaú.
2Então Jacó disse à sua família e a todos os que estavam com ele:
— Joguem fora os deuses estranhos que há no meio de vocês, purifiquem-se e troquem de roupa. 3Vamos nos preparar e ir para Betel. Farei ali um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia e me acompanhou no caminho por onde andei.
4Então deram a Jacó todos os deuses estranhos que tinham em mãos e as argolas que lhes pendiam das orelhas. E Jacó os escondeu debaixo do carvalho que está junto a Siquém.
5Quando eles partiram, o terror de Deus invadiu as cidades vizinhas,#Êx 15.16; Dt 2.25 e não perseguiram os filhos de Jacó. 6Assim, Jacó chegou a Luz, chamada Betel, que fica na terra de Canaã, ele e todo o povo que estava com ele. 7E edificou ali um altar. E àquele lugar deu o nome de El-Betel, porque ali Deus havia se revelado a ele quando estava fugindo do seu irmão.
8Débora, a ama de Rebeca, morreu e foi sepultada ao pé de Betel, debaixo do carvalho que se chama Alom-Bacute.
9Depois que Jacó havia retornado de Padã-Arã, Deus lhe apareceu outra vez e o abençoou. 10Deus disse a ele:
— Você se chama Jacó, mas o seu nome não será mais Jacó;#Gn 32.28 o seu nome será Israel.#Gn 32.28
E lhe deu o nome de Israel. 11Disse-lhe mais:
— Eu sou o Deus Todo-Poderoso;#35.11 Em hebraico, El Shaddai seja fecundo e multiplique-se; uma nação e multidão de nações sairão de você, e reis procederão de você. 12A terra que dei a Abraão e a Isaque darei também a você e, depois de você, à sua descendência.#Gn 17.4-8
13E Deus se retirou dele, elevando-se do lugar onde lhe havia falado. 14Então Jacó pôs uma coluna de pedra no lugar onde Deus havia falado com ele e derramou uma libação e azeite sobre ela. 15Ao lugar onde Deus lhe havia falado, Jacó deu o nome de Betel.#Gn 28.18-19
O nascimento de Benjamim e a morte de Raquel
16Partiram de Betel, e, havendo ainda pequena distância para chegar a Efrata, Raquel deu à luz um filho, num parto que foi muito difícil. 17Em meio às dores, a parteira disse a Raquel:
— Não tenha medo, pois você ainda terá este filho.
18Ao sair-lhe a alma (porque morreu), deu ao filho o nome de Benoni.#35.18 Benoni significa “filho da minha tristeza” Mas seu pai lhe chamou Benjamim.#35.18 Benjamim significa “filho da mão direita” 19Assim, Raquel morreu e foi sepultada no caminho de Efrata, que é Belém.#Jr 31.15 20Jacó levantou uma coluna sobre a sepultura de Raquel. Essa é a coluna da sepultura de Raquel até o dia de hoje.#1Sm 10.2 21Então Israel partiu e armou a sua tenda além da torre de Éder.
Descendentes de Israel
1Cr 2.1-2
22E aconteceu que, habitando Israel naquela terra, Rúben foi e se deitou com Bila, concubina de seu pai. E Israel ficou sabendo disso.#Gn 49.4; 1Cr 5.1
Eram doze os filhos de Israel. 23Rúben, o primogênito de Jacó, Simeão, Levi, Judá, Issacar e Zebulom, filhos de Lia; 24José e Benjamim, filhos de Raquel; 25Dã e Naftali, filhos de Bila, serva de Raquel; 26e Gade e Aser, filhos de Zilpa, serva de Lia. São estes os filhos de Jacó, que lhe nasceram em Padã-Arã.
A morte de Isaque
27Jacó veio a Isaque, seu pai, a Manre, a Quiriate-Arba (que é Hebrom), onde peregrinaram Abraão#Gn 13.18 e Isaque. 28Os dias da vida de Isaque foram cento e oitenta anos. 29Após uma longa velhice, Isaque expirou e morreu, sendo reunido ao seu povo;#35.29 Significa “ir ao encontro dos antepassados no mundo dos mortos” e Esaú e Jacó, seus filhos, o sepultaram.

Currently Selected:

Gênesis 35: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy