YouVersion Logo
Search Icon

Gênesis 22

22
Deus põe Abraão à prova
1Depois dessas coisas, Deus pôs Abraão à prova#Hb 11.17-19 e lhe disse:
— Abraão!
Este lhe respondeu:
— Eis-me aqui!
2Deus continuou:
— Pegue o seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá à terra de Moriá. Ali, ofereça-o em holocausto, sobre um dos montes, que eu lhe mostrar.
3Na manhã seguinte, Abraão levantou-se de madrugada e, tendo preparado o seu jumento, levou consigo dois dos seus servos e Isaque, seu filho. Rachou lenha para o holocausto e foi para o lugar que Deus lhe havia indicado.
4No terceiro dia, Abraão ergueu os olhos e viu o lugar de longe. 5Então disse aos servos:
— Esperem aqui com o jumento. Eu e o rapaz iremos até lá e, depois de termos adorado, voltaremos para junto de vocês.
6Abraão pegou a lenha do holocausto e a colocou sobre Isaque, seu filho. Ele, por sua vez, levava nas mãos o fogo e a faca. Assim, os dois caminhavam juntos. 7Isaque rompeu o silêncio e disse a Abraão, seu pai:
— Meu pai!
Abraão respondeu:
— Eis-me aqui, meu filho!
Isaque perguntou:
— Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?
8Abraão respondeu:
— Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho.
E os dois seguiam juntos.
9Chegaram ao lugar que Deus lhe havia indicado. Ali Abraão edificou um altar, arrumou a lenha sobre ele, amarrou Isaque, seu filho, e o deitou no altar,#Tg 2.21 em cima da lenha. 10E, estendendo a mão, pegou a faca para sacrificar o seu filho. 11Mas do céu o Anjo do Senhor o chamou:
— Abraão! Abraão!
Ele respondeu:
— Eis-me aqui!
12Então lhe disse:
— Não estenda a mão sobre o menino e não faça nada a ele, pois agora sei que você teme a Deus, porque não me negou o seu filho, o seu único filho.
13Abraão ergueu os olhos e viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos. Abraão pegou o carneiro e o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho. 14E Abraão deu àquele lugar o nome de “O Senhor Proverá”.#22.14 Em hebraico, Javé Jirê Daí dizer-se até o dia de hoje: “No monte do Senhor se proverá.”
15Então do céu pela segunda vez o Anjo do Senhor chamou Abraão 16e disse:
— Porque você fez isso e não me negou o seu filho, o seu único filho, juro por mim mesmo,#Hb 6.13-14 diz o Senhor, 17que certamente o abençoarei e multiplicarei#Hb 11.12 a sua descendência como as estrelas dos céus e como a areia que está na praia do mar. Sua descendência tomará posse das cidades dos seus inimigos. 18Na sua descendência#At 3.25 serão benditas todas as nações da terra, porque você obedeceu à minha voz.
19Então Abraão voltou para onde estavam os seus servos, e, juntos, foram para Berseba, onde fixou residência.
Descendência de Naor
20Passadas essas coisas, foram dizer a Abraão que Milca também tinha dado à luz filhos a Naor, irmão de Abraão: 21Uz, o primogênito, Buz, seu irmão, Quemuel, pai de Arã, 22Quésede, Hazo, Pildas, Jidlafe e Betuel. 23Betuel gerou Rebeca. Milca deu esses oito filhos a Naor, irmão de Abraão. 24A concubina de Naor, cujo nome era Reumá, lhe deu também à luz filhos: Teba, Gaã, Taás e Maaca.

Currently Selected:

Gênesis 22: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy