YouVersion Logo
Search Icon

Gênesis 17

17
A aliança e a circuncisão
1Quando Abrão atingiu a idade de noventa e nove anos, o Senhor apareceu a ele e disse:
— Eu sou o Deus Todo-Poderoso;#17.1 Em hebraico, El Shaddai ande na minha presença e seja perfeito. 2Farei uma aliança entre mim e você e darei a você uma descendência muito numerosa.
3Abrão se prostrou com o rosto em terra e Deus lhe falou:
4— Quanto a mim, esta é a minha aliança com você: você será pai de muitas nações. 5O seu nome não será mais Abrão,#17.5 Abrão significa “Antepassado famoso” e sim Abraão,#17.5 Abraão significa “Pai de uma multidão” porque eu o constituí pai de muitas nações.#Ne 9.7; Rm 4.17 6Farei com que você seja extraordinariamente fecundo. De você farei surgir nações, e reis procederão de você. 7Estabelecerei uma aliança entre mim e você e a sua descendência no decurso das suas gerações, aliança perpétua,#Lc 1.55 para ser o seu Deus e o Deus da sua descendência. 8Darei a você e à sua descendência#At 7.5 a terra onde agora você é estrangeiro, toda a terra de Canaã, como propriedade perpétua, e serei o Deus deles.
9Deus disse ainda a Abraão:
— Guarde a minha aliança, você e a sua descendência no decurso das suas gerações. 10Esta é a aliança#At 7.8 que vocês guardarão entre mim e vocês e a sua descendência: todos do sexo masculino que estão no meio de vocês deverão ser circuncidados. 11Vocês devem circuncidar a carne do prepúcio e isso servirá como sinal de aliança entre mim e vocês. 12O menino que tem oito dias será circuncidado entre vocês. Todos do sexo masculino nas suas gerações devem ser circuncidados, também o escravo nascido em casa e o comprado de qualquer estrangeiro, que não for da sua linhagem. 13Deve ser circuncidado o que nasceu em sua casa e o que você comprou com dinheiro. A minha aliança estará na carne de vocês e será aliança perpétua. 14O incircunciso, que não tiver sido circuncidado na carne do prepúcio, deve ser eliminado do meio do seu povo, pois quebrou a minha aliança.
Deus muda o nome de Sarai
15Deus disse a Abraão:
— A Sarai, sua mulher, você não chamará mais de Sarai, porém de Sara.#17.15 Sara significa “princesa” 16Eu a abençoarei e darei a você um filho que nascerá dela. Sim, eu a abençoarei, e ela se tornará nações; reis de povos procederão dela.
17Então Abraão se prostrou com o rosto em terra, e riu, dizendo consigo mesmo: “Pode nascer um filho a um homem de cem anos? E será que Sara, com os seus noventa anos, ainda poderá dar à luz?”
18Então Abraão disse para Deus:
— Quem dera que Ismael vivesse sob a tua bênção!
19Deus lhe respondeu:
— Na verdade, Sara, a sua mulher, lhe dará um filho, e você o chamará de Isaque. Estabelecerei com ele a minha aliança, aliança perpétua para a sua descendência. 20Quanto a Ismael, eu ouvi o pedido que você me fez: vou abençoá-lo, farei com que seja fecundo e o multiplicarei extraordinariamente; ele será pai de doze príncipes, e dele farei uma grande nação. 21Mas a minha aliança eu estabelecerei com Isaque, o filho que Sara dará à luz para você, neste mesmo tempo, daqui a um ano.
22Quando acabou de falar com Abraão, Deus se retirou dele, elevando-se.
A instituição da circuncisão
23Naquele mesmo dia, Abraão tomou o seu filho Ismael, e todos os escravos nascidos em sua casa, e todos os que ele tinha comprado com o seu dinheiro, todos os do sexo masculino que havia em sua casa, e circuncidou a carne do prepúcio de cada um, como Deus lhe havia ordenado. 24Abraão tinha noventa e nove anos de idade quando foi circuncidado na carne do seu prepúcio. 25Ismael, seu filho, tinha treze anos quando foi circuncidado na carne do seu prepúcio. 26Abraão e seu filho, Ismael, foram circuncidados no mesmo dia. 27E também foram circuncidados todos os homens de sua casa, tanto os escravos nascidos nela como os comprados de estrangeiros.

Currently Selected:

Gênesis 17: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy