YouVersion Logo
Search Icon

Ezequiel 22

22
As abominações de Jerusalém
1A palavra do Senhor veio a mim, dizendo:
2— Filho do homem, será que você está pronto para julgar? Está pronto para julgar a cidade sanguinária? Mostre-lhe todas as suas abominações 3e diga: Assim diz o Senhor Deus: “Ai da cidade que derrama sangue no meio de si, para que venha o seu tempo, e que faz ídolos contra si mesma, para se contaminar! 4Você se tornou culpada pelo sangue que derramou e está contaminada pelos ídolos que fabricou. Você fez chegar o dia do seu julgamento e o término de seus anos. Por isso, fiz de você objeto de deboche das nações e de zombaria de todas as terras. 5Tanto as que estão perto como as que estão longe zombarão de você, cidade de má fama, cheia de inquietação. 6Eis que os príncipes de Israel, cada um segundo o seu poder, nada mais intentam, a não ser derramar sangue. 7Em seu meio, desprezam o pai e a mãe,#Êx 20.12; Dt 5.16 praticam extorsões contra o estrangeiro#Êx 22.21-22 e são injustos com o órfão e a viúva.#Êx 22.22 8Você desprezou as minhas coisas santas e profanou os meus sábados.#Ez 20.13,21,24 9Em seu meio há homens que dizem calúnias para derramar sangue. Em seu meio, comem carne sacrificada nos montes#Ez 18.6 e cometem perversidade. 10Em seu meio, homens têm relações com a mulher do próprio pai#Lv 18.8 e abusam da mulher no período da sua menstruação.#Lv 18.19 11Um comete abominação com a mulher do seu próximo, outro contamina vergonhosamente a sua nora,#Lv 18.15 e outro abusa da sua irmã, filha de seu pai.#Lv 18.9 12Em seu meio, aceitam suborno para derramar sangue.#Êx 23.8; Dt 27.25 Você emprestou com usura e cobrou juros.#Dt 23.19 Você explorou o seu próximo com extorsão. Mas de mim você se esqueceu”, diz o Senhor Deus.
13— “Eis que bato as minhas mãos uma na outra com furor contra a exploração que você praticou e por causa do sangue que foi derramado em seu meio. 14Estará firme o seu coração? Estarão fortes as suas mãos, nos dias em que eu vier tratar com você? Eu, o Senhor, falei e eu o cumprirei. 15Eu a dispersarei entre as nações, eu a espalharei por outras terras e acabarei com a sua impureza. 16Você será profanada em si mesma, à vista das nações, e saberá que eu sou o Senhor.”
O forno de fundição
17A palavra do Senhor veio a mim, dizendo:
18— Filho do homem, a casa de Israel se transformou em escória para mim. Todos eles são cobre, estanho, ferro e chumbo no meio do forno; eles são a escória da prata.#Is 48.10; Jr 6.28-30 19Portanto, assim diz o Senhor Deus: Visto que todos vocês se transformaram em escória, eis que eu os ajuntarei no meio de Jerusalém. 20Como se ajuntam a prata, o cobre, o ferro, o chumbo e o estanho no meio do forno, para assoprar o fogo sobre eles, a fim de se fundirem, assim na minha ira e no meu furor eu os ajuntarei, ali os deixarei e fundirei. 21Eu os reunirei e assoprarei sobre vocês o fogo do meu furor; e vocês serão fundidos no meio de Jerusalém. 22Como se funde a prata no meio do forno, assim vocês serão fundidos no meio dela. E saberão que eu, o Senhor, derramei o meu furor sobre vocês.
Os pecados das autoridades de Israel
23A palavra do Senhor veio a mim, dizendo:
24— Filho do homem, diga a essa terra: “Você é terra que não está purificada e que não tem chuva no dia da indignação. 25Há, no meio dela, uma conspiração dos seus profetas. Como um leão que ruge, que arrebata a presa, assim eles devoram pessoas, se apossam de tesouros e coisas preciosas, multiplicam as viúvas no meio dela. 26Os seus sacerdotes transgridem a minha lei e profanam as minhas coisas santas. Não fazem distinção entre o santo e o profano e não ensinam a diferença entre o puro e o impuro.#Lv 10.10 Não respeitam os meus sábados, e assim sou profanado no meio deles. 27Os seus líderes no meio dela são como lobos que arrebatam a presa para derramarem o sangue, para destruírem vidas e ganharem lucro desonesto. 28Os seus profetas cobrem isso com cal,#Ez 13.10-16 tendo visões falsas e predizendo mentiras. Dizem: ‘Assim diz o Senhor Deus’, sem que o Senhor tenha falado. 29O povo da terra pratica extorsão e anda roubando. Fazem violência aos pobres e necessitados, e injustamente oprimem os estrangeiros.”
30— “Procurei entre eles um homem que reconstruísse a muralha e se colocasse na brecha diante de mim,#Ez 13.5 a favor desta terra, para que eu não a destruísse, mas não encontrei ninguém. 31Por isso, derramarei sobre eles a minha indignação, e com o fogo do meu furor os consumirei. Farei cair sobre a cabeça deles o castigo que os seus atos merecem”,#Ez 9.10; 11.21; 16.43 diz o Senhor Deus.

Currently Selected:

Ezequiel 22: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy