YouVersion Logo
Search Icon

Êxodo 6

6
1Então o Senhor disse a Moisés:
— Agora você verá o que vou fazer a Faraó, pois, por mão poderosa, os deixará ir e, por mão poderosa, os expulsará da sua terra.
Deus promete livrar o seu povo
2Deus falou a Moisés e lhe disse:
— Eu sou o Senhor. 3Apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó como o Deus Todo-Poderoso;#6.3 Em hebraico, El Shaddai mas pelo meu nome, O Senhor, não lhes fui conhecido.#Êx 3.13-15 4Também estabeleci a minha aliança com eles, para dar-lhes a terra de Canaã, a terra em que viveram como estrangeiros.#Gn 15.18 5Eu também ouvi os gemidos dos filhos de Israel,#Êx 2.24 os quais os egípcios escravizam, e me lembrei da minha aliança. 6Portanto, diga aos filhos de Israel: “Eu sou o Senhor. Vou tirá-los dos trabalhos pesados no Egito, vou livrá-los da escravidão, vou resgatar vocês com braço estendido e com grandes manifestações de juízo. 7Eu os tomarei por meu povo e serei o seu Deus; e vocês saberão que eu sou o Senhor, seu Deus, que os tiro dos trabalhos pesados no Egito. 8Eu os levarei para a terra que jurei dar a Abraão, a Isaque e a Jacó; darei essa terra a vocês como herança. Eu sou o Senhor.”
9Desse modo Moisés falou aos filhos de Israel, mas eles não deram ouvidos a Moisés, por causa da angústia de espírito e da dura escravidão.
10O Senhor falou a Moisés, dizendo:
11— Vá e diga a Faraó, rei do Egito, que deixe que os filhos de Israel saiam de sua terra.
12Moisés, porém, respondeu ao Senhor, dizendo:
— Eis que os filhos de Israel não me têm ouvido; como, pois, me ouvirá Faraó? E não sei falar bem.
13No entanto, o Senhor falou a Moisés e a Arão e lhes deu uma ordem para os filhos de Israel e para Faraó, rei do Egito: deveriam tirar os filhos de Israel da terra do Egito.
Genealogias de Moisés e Arão
14São estes os chefes das famílias: os filhos de Rúben, o primogênito de Israel: Enoque, Palu, Hezrom e Carmi; são estas as famílias de Rúben. 15Os filhos de Simeão: Jemuel, Jamim, Oade, Jaquim, Zoar e Saul, filho de uma cananeia; são estas as famílias de Simeão. 16São estes os nomes dos filhos de Levi, segundo as suas gerações: Gérson, Coate e Merari; e os anos da vida de Levi foram cento e trinta e sete. 17Os filhos de Gérson: Libni e Simei, segundo as suas famílias. 18Os filhos de Coate: Anrão, Isar, Hebrom e Uziel; e os anos da vida de Coate foram cento e trinta e três. 19Os filhos de Merari: Mali e Musi; são estas as famílias de Levi, segundo as suas gerações.#1Cr 6.16-19
20Anrão tomou por mulher Joquebede, sua tia, e ela lhe deu à luz Arão e Moisés; e os anos da vida de Anrão foram cento e trinta e sete. 21Os filhos de Isar: Corá, Nefegue e Zicri. 22Os filhos de Uziel: Misael, Elzafã e Sitri. 23Arão tomou por mulher Eliseba, filha de Aminadabe, irmã de Naassom; e ela lhe deu à luz Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar. 24Os filhos de Corá: Assir, Elcana e Abiasafe; são estas as famílias dos coraítas. 25Eleazar, filho de Arão, tomou por mulher, para si, uma das filhas de Putiel; e ela lhe deu à luz Fineias; são estes os chefes de suas casas, segundo as suas famílias.
26São estes Arão e Moisés, aos quais o Senhor disse: “Tirem os filhos de Israel da terra do Egito, segundo os seus exércitos.” 27Foram eles que falaram a Faraó, rei do Egito, a fim de tirar do Egito os filhos de Israel; são estes Moisés e Arão.
Moisés fala novamente a Faraó
28No dia em que o Senhor falou a Moisés na terra do Egito, 29o Senhor disse a Moisés:
— Eu sou o Senhor; diga a Faraó, rei do Egito, tudo o que eu digo a você.
30Porém Moisés respondeu na presença do Senhor:
— Eu não sei falar bem. Como é que Faraó vai me ouvir?

Currently Selected:

Êxodo 6: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy