YouVersion Logo
Search Icon

Êxodo 40

40
Deus manda Moisés armar o tabernáculo
1Depois o Senhor disse a Moisés:
2— No primeiro dia do primeiro mês, arme o tabernáculo da tenda do encontro. 3Ponha nele a arca do testemunho e cubra-a com o véu. 4Ponha nele a mesa e coloque em ordem as coisas que estão sobre ela; ponha nele também o candelabro e monte as suas lâmpadas. 5Coloque o altar de ouro para o incenso diante da arca do testemunho e pendure o cortinado da porta do tabernáculo. 6Coloque o altar do holocausto diante da porta do tabernáculo da tenda do encontro. 7Ponha a bacia entre a tenda do encontro e o altar e encha-a com água. 8Depois, arme o átrio ao redor e pendure o cortinado à porta do átrio.
9— Pegue o óleo da unção, e unja o tabernáculo e tudo o que nele está, e consagre-o com todos os seus pertences; e será santo. 10Unja também o altar do holocausto e todos os seus utensílios e consagre o altar; e o altar se tornará santíssimo. 11Depois, unja a bacia e o seu suporte e consagre-a.
12— Faça com que Arão e seus filhos se aproximem da porta da tenda do encontro e mande que se lavem com água. 13Vista Arão com as vestes sagradas, unja e consagre-o para que me sirva como sacerdote. 14Faça com que também os filhos de Arão se aproximem, vista-os com as túnicas, 15e unja-os assim como você ungiu o pai deles, para que me oficiem como sacerdotes; sua unção lhes será por sacerdócio perpétuo de geração em geração.
O tabernáculo é armado
16E Moisés fez tudo segundo o Senhor lhe havia ordenado. 17No primeiro mês do segundo ano, no primeiro dia do mês, o tabernáculo foi armado. 18Moisés ergueu o tabernáculo, pôs as suas bases, armou as suas tábuas, colocou nele as suas vigas superiores e levantou as suas colunas; 19estendeu a tenda sobre o tabernáculo e pôs a cobertura da tenda por cima, segundo o Senhor havia ordenado a Moisés. 20Pegou o testemunho e o pôs na arca, passou os cabos na arca e pôs o propiciatório em cima da arca. 21Introduziu a arca no tabernáculo, pendurou o véu do cortinado e com ele cobriu a arca do testemunho, segundo o Senhor havia ordenado a Moisés. 22Pôs também a mesa na tenda do encontro, ao lado do tabernáculo, para o norte, fora do véu, 23e sobre ela pôs em ordem os pães da proposição diante do Senhor, segundo o Senhor havia ordenado a Moisés. 24Pôs também, na tenda do encontro, o candelabro diante da mesa, ao lado do tabernáculo, para o sul, 25e preparou as lâmpadas diante do Senhor, segundo o Senhor havia ordenado a Moisés. 26Pôs o altar de ouro na tenda do encontro, diante do véu, 27e acendeu sobre ele o incenso aromático, segundo o Senhor havia ordenado a Moisés. 28Pendurou também o cortinado da porta do tabernáculo, 29pôs o altar do holocausto à porta do tabernáculo da tenda do encontro e ofereceu sobre ele holocausto e oferta de cereais, segundo o Senhor havia ordenado a Moisés. 30Pôs a bacia entre a tenda do encontro e o altar e a encheu de água, para se lavar. 31Nela, Moisés, Arão e seus filhos lavavam as mãos e os pés, 32quando entravam na tenda do encontro e quando se aproximavam do altar, segundo o Senhor havia ordenado a Moisés. 33Levantou também o átrio ao redor do tabernáculo e do altar e pendurou o cortinado da porta do átrio. Assim Moisés acabou a obra.
A nuvem cobre o tabernáculo
Nm 9.15-23
34Então a nuvem cobriu a tenda do encontro, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo. 35Moisés não podia entrar na tenda do encontro, porque a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do Senhor enchia o tabernáculo. 36Quando a nuvem se levantava de sobre o tabernáculo, os filhos de Israel seguiam adiante, em todas as suas jornadas; 37se a nuvem, porém, não se levantava, não seguiam adiante, até o dia em que ela se levantava. 38De dia, a nuvem do Senhor repousava sobre o tabernáculo, e, de noite, havia fogo nela, à vista de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas.

Currently Selected:

Êxodo 40: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy