YouVersion Logo
Search Icon

2Samuel 24

24
O levantamento do censo
1Cr 21.1-6
1Mais uma vez a ira do Senhor se acendeu contra os israelitas, e ele incitou Davi contra eles, dizendo:
— Vá e levante o censo de Israel e de Judá.
2O rei disse a Joabe, comandante do seu exército:
— Percorra todas as tribos de Israel, desde Dã até Berseba,#2Sm 3.10 e levante o censo do povo, para que eu saiba o seu número.
3Então Joabe disse ao rei:
— Que o Senhor, seu Deus, multiplique este povo cem vezes mais,#Dt 1.11 e que o rei, meu senhor, o veja! Mas por que o rei, meu senhor, quer fazer uma coisa dessas?
4Porém a palavra do rei prevaleceu contra Joabe e contra os chefes do exército. Então eles saíram da presença do rei, para levantar o censo do povo de Israel. 5Passaram o Jordão e acamparam em Aroer, à direita da cidade que está no meio do vale de Gade, e foram a Jazer. 6Dali foram a Gileade e chegaram até Cades, na terra dos heteus. Seguiram a Dã-Jaã e viraram-se para Sidom. 7Chegaram à fortaleza de Tiro e a todas as cidades dos heveus e dos cananeus, de onde saíram para o Sul de Judá, a Berseba. 8Assim, percorreram toda a terra e, depois de nove meses e vinte dias, chegaram a Jerusalém. 9Joabe apresentou ao rei o resultado do recenseamento do povo: havia em Israel oitocentos mil homens de guerra, que puxavam da espada; e em Judá eram quinhentos mil.
Davi escolhe o castigo
1Cr 21.7-17
10Depois de haver recenseado o povo, Davi ficou com dor no coração.#1Sm 24.5 Ele disse ao Senhor:
— Cometi um grande pecado ao fazer o que fiz.#2Sm 12.13 Mas agora, ó Senhor, peço-te que perdoes a iniquidade do teu servo, porque fiz uma grande loucura.
11Quando Davi se levantou pela manhã, a palavra do Senhor veio ao profeta Gade,#1Sm 22.5; 1Cr 29.29 vidente de Davi, dizendo:
12— Vá e diga a Davi: Assim diz o Senhor: “Eu lhe ofereço três opções; escolha uma delas, para que eu a execute contra você.”
13Gade foi falar com Davi e lhe comunicou isso, dizendo:
— Você quer sete anos de fome na sua terra, três meses fugindo dos seus inimigos, que vão persegui-lo, ou três dias de peste na sua terra? Decida, agora, e diga que resposta devo dar ao que me enviou.
14Então Davi disse a Gade:
— Estou muito angustiado. Porém é preferível que caiamos nas mãos do Senhor, porque muitas são as suas misericórdias;#Sl 51.1 não quero cair nas mãos dos homens.
15Então o Senhor enviou a peste a Israel, desde a manhã até o tempo que havia determinado. E, desde Dã até Berseba, morreram setenta mil homens do povo. 16Quando o Anjo do Senhor estendeu a mão sobre Jerusalém, para a destruir, o Senhor mudou de ideia quanto a este mal#Êx 32.14 e disse ao Anjo que fazia a destruição entre o povo:
— Basta! Retire a sua mão.
O Anjo estava junto à eira de Araúna, o jebuseu. 17Ao ver o Anjo que feria o povo, Davi falou ao Senhor e disse:
— Eu é que pequei. Eu é que fiz essa perversidade. Mas estas ovelhas o que fizeram?#Sl 74.1 Que a tua mão seja contra mim e contra a casa de meu pai.
Davi edifica um altar na eira de Araúna
1Cr 21.18-27
18Naquele mesmo dia, Gade foi falar com Davi e lhe disse:
— Vá e edifique um altar ao Senhor na eira de Araúna, o jebuseu.
19Davi foi segundo a palavra de Gade, como o Senhor lhe havia ordenado. 20Araúna viu, do alto, que o rei e os seus homens vinham ao seu encontro. Saiu e se inclinou diante do rei, com o rosto em terra. 21E perguntou:
— Por que o rei, meu senhor, vem até este seu servo?
Davi respondeu:
— Para comprar de você esta eira, a fim de edificar nela um altar ao Senhor, para que cesse a praga no meio do povo.
22Então Araúna disse a Davi:
— Que o rei, meu senhor, tome e ofereça o que bem quiser. Aqui estão os bois para o holocausto, o debulhador de cereais e a canga dos bois para a lenha. 23Tudo isto, ó rei, Araúna oferece ao rei.
E acrescentou:
— Que o Senhor, seu Deus, aceite a sua oferta.
24Porém o rei disse a Araúna:
— Não! Eu vou comprar de você pelo que vale. Porque não oferecerei ao Senhor, meu Deus, holocaustos que não me custem nada.
Assim, Davi comprou a eira e os bois por cinquenta moedas de prata. 25Davi edificou ali um altar ao Senhor e apresentou holocaustos e ofertas pacíficas. Assim, o Senhor se tornou favorável para com a terra, e a praga cessou no meio de Israel.

Currently Selected:

2Samuel 24: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy