YouVersion Logo
Search Icon

Mateus 22

22
A Parábola da Festa de Casamento
(Lc 14.15‑24)
1Jesus lhes falou novamente por parábolas, dizendo:
2― O reino dos céus é como um rei que preparou uma festa de casamento para o seu filho. 3Enviou os seus servos aos que tinham sido convidados para a festa de casamento, dizendo‑lhes que viessem, mas eles não quiseram vir.
4― Novamente, enviou outros servos e disse: “Digam aos que foram convidados que preparei o meu banquete: os meus bois e os meus novilhos gordos foram abatidos, e tudo está preparado. Venham para a festa de casamento!”.
5― Eles, porém, não lhes deram atenção e saíram, um para o seu campo, outro para os seus negócios. 6Os restantes, agarrando os servos, maltrataram‑nos e os mataram. 7O rei ficou irado e, enviando o seu exército, destruiu aqueles assassinos e queimou a cidade deles.
8― Então, disse aos seus servos: “A festa de casamento está pronta, mas os meus convidados não eram dignos. 9Vão às esquinas e convidem para a festa de casamento todos os que vocês encontrarem”. 10Então, os servos saíram pelas ruas e reuniram todas as pessoas que puderam encontrar, gente boa e gente má, e a festa de casamento ficou cheia de convidados.
11― Mas, quando o rei entrou para ver os convidados, notou ali um homem que não estava usando roupa apropriada para o casamento 12e lhe perguntou: “Amigo, como você entrou aqui sem uma roupa apropriada para o casamento?”. O homem ficou sem palavras.
13― Então, o rei disse aos que serviam: “Amarrem‑lhe as mãos e os pés e lancem‑no fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes”.
14― Pois muitos são chamados, mas poucos são escolhidos.
O pagamento de imposto a César
(Mc 12.13‑17; Lc 20.20‑26)
15Então, os fariseus saíram e começaram a planejar um meio de enredá‑lo nas suas próprias palavras. 16Enviaram‑lhe discípulos, com os herodianos, que lhe disseram:
― Mestre, sabemos que és íntegro e que ensinas o caminho de Deus conforme a verdade e que não te deixas influenciar por ninguém, porque não te prendes à aparência dos homens. 17Assim sendo, diz‑nos o que pensas: É certo pagar imposto a César ou não?
18Jesus, porém, conhecendo a má intenção deles, perguntou:
― Hipócritas! Por que vocês estão me pondo à prova? 19Mostrem‑me a moeda usada para pagar o imposto.
Eles lhe mostraram um denário,#22.19 O denário era uma moeda de prata equivalente à diária de um trabalhador braçal. 20e ele lhes perguntou:
― De quem é esta imagem e esta inscrição?
21― De César — responderam.
Então, ele lhes disse:
― Deem#22.21 Ou Devolvam. a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.
22Ao ouvirem isso, ficaram admirados e, deixando‑o, retiraram‑se.
A ressurreição e o casamento
(Mc 12.18‑27; Lc 20.27‑40)
23Naquele mesmo dia, os saduceus, que dizem não haver ressurreição, aproximaram‑se dele com a seguinte questão:
24― Mestre, Moisés disse que, se um homem morrer sem deixar filhos, o irmão desse homem deverá se casar com a viúva e gerar descendência para o seu irmão. 25Havia entre nós sete irmãos. O primeiro casou‑se e morreu. Como não teve filhos, deixou a mulher para o seu irmão. 26A mesma coisa aconteceu com o segundo, com o terceiro, até o sétimo. 27Finalmente, morreu também a mulher. 28Pois bem, na ressurreição, de qual dos sete será esposa, visto que todos foram casados com ela?
29Jesus respondeu:
― Vocês estão errados pelo fato de não conhecerem as Escrituras nem o poder de Deus! 30Na ressurreição, as pessoas não se casam nem são dadas em casamento, mas são como os anjos no céu. 31Quanto à ressurreição dos mortos, vocês não leram o que Deus disse a vocês: 32“Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó”?#22.32 Êx 3.6. Ele não é Deus de mortos, mas de vivos.
33Ouvindo isso, a multidão ficou admirada com o seu ensino.
O maior mandamento
(Mc 12.28‑34)
34Ao ouvirem dizer que Jesus havia deixado os saduceus sem resposta, os fariseus se reuniram. 35Um deles, perito na lei, o pôs à prova com esta pergunta:
36― Mestre, qual é o maior mandamento da lei?
37Jesus respondeu:
― “Ame ao Senhor, o seu Deus, com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todo o seu entendimento”.#22.37 Dt 6.5. 38Este é o primeiro e maior mandamento. 39E o segundo é semelhante a ele: “Ame ao seu próximo como a você mesmo”.#22.39 Lv 19.18. 40Desses dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.
O Cristo é Senhor de Davi
(Mc 12.35‑37; Lc 20.41‑44)
41Enquanto os fariseus estavam reunidos, Jesus lhes perguntou:
42― O que vocês pensam a respeito do Cristo? De quem ele é filho?
― É filho de Davi — responderam.
43Ele lhes disse:
― Então, como é que Davi, falando pelo Espírito, o chama “Senhor”? Pois ele afirma:
44“O Senhor disse ao meu Senhor:
‘Assente‑se à minha direita
até que eu faça dos seus inimigos
um estrado para os seus pés’ ”.#22.44 Sl 110.1.
45― Se, pois, Davi o chama “Senhor”, como ele pode ser seu filho?
46Ninguém conseguia responder‑lhe uma palavra; e, daquele dia em diante, ninguém mais ousava fazer‑lhe perguntas.

Currently Selected:

Mateus 22: NVI

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy