Parallel
46
Jacó Emigra para o Egito
1Israel partiu com tudo o que lhe pertencia. Ao chegar a Berseba#46.1 Berseba pode significar poço dos sete ou poço do juramento; também no versículo 5., ofereceu sacrifícios ao Deus de Isaque, seu pai. 2E Deus falou a Israel por meio de uma visão noturna: “Jacó! Jacó!”
“Eis-me aqui”, respondeu ele.
3“Eu sou Deus, o Deus de seu pai”, disse ele. “Não tenha medo de descer ao Egito, porque lá farei de você uma grande nação. 4Eu mesmo descerei ao Egito com você e certamente o trarei de volta. E a mão de José fechará os seus olhos.”
5Então Jacó partiu de Berseba. Os filhos de Israel levaram seu pai, Jacó, seus filhos e as suas mulheres nas carruagens que o faraó tinha enviado. 6Também levaram os seus rebanhos e os bens que tinham adquirido em Canaã. Assim Jacó foi para o Egito com toda a sua descendência. 7Levou consigo para o Egito seus filhos, seus netos, suas filhas e suas netas, isto é, todos os seus descendentes.
8Estes são os nomes dos israelitas, Jacó e seus descendentes, que foram para o Egito:
Rúben, o filho mais velho de Jacó.
9Estes foram os filhos de Rúben:
Enoque, Palu, Hezrom e Carmi.
10Estes foram os filhos de Simeão:
Jemuel, Jamim, Oade, Jaquim, Zoar e Saul, filho de uma cananeia.
11Estes foram os filhos de Levi:
Gérson, Coate e Merari.
12Estes foram os filhos de Judá:
Er, Onã, Selá, Perez e Zerá. Er e Onã morreram na terra de Canaã.
Estes foram os filhos de Perez:
Hezrom e Hamul.
13Estes foram os filhos de Issacar:
Tolá, Puá#46.13 Alguns manuscritos dizem Puva. Veja 1Cr 7.1., Jasube#46.13 Alguns manuscritos dizem Jó. Veja Nm 26.24 e 1Cr 7.1. e Sinrom.
14Estes foram os filhos de Zebulom:
Serede, Elom e Jaleel.
15Foram esses os filhos que Lia deu a Jacó em Padã-Arã#46.15 Provavelmente na região noroeste da Mesopotâmia; também em 48.7., além de Diná, sua filha. Seus descendentes eram ao todo trinta e três.
16Estes foram os filhos de Gade:
Zefom#46.16 Alguns manuscritos dizem Zifiom. Veja Nm 26.15., Hagi, Suni, Esbom, Eri, Arodi e Areli.
17Estes foram os filhos de Aser:
Imna, Isvá, Isvi e Berias, e a irmã deles, Sera.
Estes foram os filhos de Berias:
Héber e Malquiel.
18Foram esses os dezesseis descendentes que Zilpa, serva que Labão tinha dado à sua filha Lia, deu a Jacó.
19Estes foram os filhos de Raquel, mulher de Jacó:
José e Benjamim.
20Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om#46.20 Isto é, Heliópolis., deu dois filhos a José no Egito: Manassés e Efraim.
21Estes foram os filhos de Benjamim:
Belá, Bequer, Asbel, Gera, Naamã, Eí, Rôs, Mupim, Hupim e Arde.
22Foram esses os catorze descendentes que Raquel deu a Jacó.
23O filho de Dã foi
Husim.
24Estes foram os filhos de Naftali:
Jazeel, Guni, Jezer e Silém.
25Foram esses os sete descendentes que Bila, serva que Labão tinha dado à sua filha Raquel, deu a Jacó.
26Todos os que foram para o Egito com Jacó, todos os seus descendentes, sem contar as mulheres de seus filhos, totalizaram sessenta e seis pessoas. 27Com mais os dois filhos#46.27 A Septuaginta diz nove filhos. que nasceram a José no Egito, os membros da família de Jacó que foram para o Egito chegaram a setenta#46.27 A Septuaginta diz setenta e cinco. Veja Êx 1.5 e At 7.14..
28Ora, Jacó enviou Judá à sua frente a José, para saber como ir a Gósen. Quando lá chegaram, 29José, de carruagem pronta, partiu para Gósen para encontrar-se com seu pai, Israel. Assim que o viu, correu para abraçá-lo e, abraçado a ele, chorou longamente.
30Israel disse a José: “Agora já posso morrer, pois vi o seu rosto e sei que você ainda está vivo”.
31Então José disse aos seus irmãos e a toda a família de seu pai: “Vou partir e informar ao faraó que os meus irmãos e toda a família de meu pai, que viviam em Canaã, vieram para cá. 32Direi que os homens são pastores, cuidam de rebanhos, e trouxeram consigo suas ovelhas, seus bois e tudo quanto lhes pertence. 33Quando o faraó mandar chamá-los e perguntar: ‘Em que vocês trabalham?’, 34respondam-lhe assim: ‘Teus servos criam rebanhos desde pequenos, como o fizeram nossos antepassados’. Assim lhes será permitido habitar na região de Gósen, pois todos os pastores são desprezados pelos egípcios”.