Isso é Bizarro!预览

O experimento do espiritual mas não religioso
Você conhece alguém que seja “espiritual mas não religioso”? Depois de testemunhar tantos escândalos sexuais ou de roubo e ouvir milhões de brigas nas igrejas de seus pais, muitos jovens brasileiros estão virando as costas para a religião organizada como um todo. Eles ainda se consideram pessoas espirituais, mas quem precisa da instituição falha da religião organizada? Talvez você mesmo se sinta assim.
Nós devemos simpatizar com nossos amados que têm dificuldade com a necessidade da igreja. É difícil ser comprometido com uma instituição tão obviamente imperfeita. Ainda assim, devemos lembrar que uma outra cultura tentou esse experimento antes. Por quase trezentos anos, o povo de Israel tentou dar, orar e louvar sem uma liderança organizada. A história é resumida no livro de Juízes onde “cada um fazia o que lhe parecia certo” (Juízes 21:25).
Alerta de Spoiler — Não deu certo. O povo adicionou ídolos ao seu “culto” ao Senhor. Eles cederam a prazeres de curto prazo. Os netos das pessoas que andaram pelo Mar Vermelho se afastaram de Deus rapidamente. Como o autor repete mais de uma vez, o povo precisava de um rei, alguém para amá-los sinceramente e protegê-los de si mesmos.
Então vamos lidar com as falhas da nossa igreja sem fugir da igreja. Se a história de Israel serve de indicação, simplesmente sermos espirituais não nos aproxima de Jesus.