MATEUS 4

4
Jesus é tentado
(Marcos 1,12–13; Lucas 4,1–13)
1Em seguida, Jesus, conduzido pelo Espírito Santo, retirou-se para o deserto a fim de ser ali tentado pelo Diabo. 2Depois de passar quarenta dias e quarenta noites sem comer, Jesus teve fome. 3O tentador aproximou-se dele e disse: «Se és filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães.» 4Jesus respondeu: «A Sagrada Escritura diz: Não se vive só de pão, mas também de toda a palavra que vem de Deus#4,4 Ver Dt 8,3.
5Então o Diabo levou-o à cidade santa, colocou-o no ponto mais alto do templo, 6e disse-lhe: «Se és o filho de Deus, atira-te daqui abaixo, porque diz a Escritura: Deus dará ordens aos seus anjos a teu respeito: eles hão de segurar-te nas mãos para evitar que magoes os pés contra as pedras#4,6 Ver Sl 91,11–12.
7«Mas a Escritura diz também: Não tentarás o Senhor teu Deus#4,7 Ver Dt 6,16.», respondeu Jesus.
8O Diabo levou-o ainda a um monte muito alto, mostrou-lhe dali todos os países do mundo com as suas grandezas 9e disse: «Tudo isto te darei se de joelhos me adorares.» 10Jesus respondeu: «Vai-te, Satanás! A Escritura diz: Adorarás o Senhor teu Deus e só a ele prestarás culto#4,10 Ver Dt 6,13.
11O Diabo então deixou-o e aproximaram-se alguns anjos que começaram a servi-lo.
Jesus inicia a sua atividade na Galileia
(Marcos 1,14–15; Lucas 4,14–15)
12Quando Jesus soube que João Batista tinha sido preso, retirou-se para a Galileia. 13Deixou Nazaré para ir viver em Cafarnaum, uma cidade à beira do lago nos limites de Zabulão e Neftali#4,13 Zabulão e Neftali. Tribos do norte de Israel.. 14Aconteceu assim para que se cumprissem estas palavras de Isaías:
15 Terras de Zabulão e de Neftali,
da beira-mar e de além do Jordão,
Galileia dos pagãos!
16 O povo mergulhado na escuridão
viu uma grande luz!
Luz que brilhou
para os que estavam na região escura da morte # 4,16 Citação de Is 8,3—9,1. .
17Daí em diante Jesus começou a pregar: «Arrependam-se, porque o reino dos céus está a chegar.»
Primeiros companheiros de Jesus
(Marcos 1,16–20; Lucas 5,1–11)
18Caminhava Jesus junto ao lago da Galileia quando viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e André, que andavam a lançar as redes no lago pois eram pescadores. 19Jesus disse-lhes: «Venham comigo e eu vos farei pescadores de homens.» 20Ambos largaram imediatamente as redes e foram com ele. 21Um pouco mais adiante, Jesus viu outros dois irmãos, Tiago e João, filhos de Zebedeu, que estavam no barco com o pai, a consertar as redes, e chamou-os. 22Eles, deixando logo o barco e o pai, seguiram Jesus.
Jesus percorre a Galileia
(Lucas 6,17–19)
23Jesus andava por toda a Galileia, ensinava nas sinagogas, pregava a boa nova do reino e curava o povo de todas as doenças e sofrimentos. 24Ouvia-se falar dele por toda a Síria. Traziam-lhe os que sofriam de várias doenças e males, os que tinham espíritos maus, os epiléticos e os paralíticos. E Jesus curava-os a todos. 25Acompanhava-o uma enorme multidão que vinha da Galileia, das Dez Cidades, de Jerusalém, da Judeia e de além do Jordão.

Выбрано:

MATEUS 4: BPT09DC

Выделить

Поделиться

Копировать

None

Хотите, чтобы то, что вы выделили, сохранялось на всех ваших устройствах? Зарегистрируйтесь или авторизуйтесь

YouVersion использует файлы cookie, чтобы персонализировать ваше использование приложения. Используя наш веб-сайт, вы принимаете использование нами файлов cookie, как описано в нашей Политике конфиденциальности