YouVersion Logo
Search Icon

COLOSSENSES Introdução

Introdução
Colossos era uma cidade da Ásia Menor, atual Turquia, situada a cerca de 200 km a leste de Éfeso. Paulo nunca a terá visitado. Foi Epafras, um dos seus companheiros, que era colossense, que para lá levou a boa nova (1,7; 4,12). Epafras foi ter com Paulo, que estava preso, provavelmente em Roma (4,3.10.18), para o informar que os Colossenses estavam a ser influenciados por falsos mestres que ensinavam que para conhecer Deus e ser salvo era preciso adorar forças espirituais, submeter-se a ritos como o da circuncisão e observar regras sobre o que se deve comer e beber, etc.
Paulo escreveu esta carta para lembrar aos Colossenses que a salvação conferida por Deus em Jesus Cristo é suficiente e que qualquer ensino que possa diminuir a preeminência de Cristo deve ser rejeitado. A carta deve ter sido enviada por Tíquico e Onésimo (4,7.9).
A Carta aos Colossenses declara a preeminência de Cristo sobre tudo e todos, salientando o seu papel na criação e na reconciliação de tudo o que existe (1,15–20). As falsas doutrinas podem mudar de época para época, mas todas elas tendem sempre a desviar os cristãos da preeminência de Cristo. É por isso que a leitura da Carta aos Colossenses mantém a sua atualidade, pondo em evidência a supremacia de Cristo, o único que pode libertar de toda a escravidão espiritual.
Esta carta pode sintetizar-se no seguinte plano:
— Saudação: 1,1–2.
— Ação de graças: 1,3–8.
— Oração pelos Colossenses: 1,9–14.
— A preeminência de Cristo e a mensagem do evangelho: 1,15—2,23.
— A preeminência de Cristo e a vida do cristão: 3,1—4,6.
— Conclusão: 4,7–18.

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy