YouVersion Logo
Search Icon

2 TESSALONICENSES Introdução

Introdução
Os cristãos de Tessalónica, cujas origens foram resumidas na Introdução à Primeira Carta aos Tessalonicenses parecem ter mudado bastante em pouco tempo, porquanto se pensa que esta carta foi escrita pouco tempo depois (quiçá alguns meses) da primeira. A julgar por esta carta, esses cristãos dão mostras de algum fanatismo religioso. A expectativa de que a vinda do Senhor se encontrava já muito próxima levava-os a descuidar e a abandonar o cumprimento das suas obrigações quotidianas (3,6.11). Os Tessalonicenses atribuíam essas ideias a pretensas revelações ou a escritos que diziam ser de Paulo (2,1–2). É possível que esses escritos, supostamente de Paulo, fossem deturpações do que o apóstolo efetivamente escrevera na primeira carta, na qual se abordava, entre outros, o tema comum da segunda vinda do Senhor.
Em relação à segunda vinda do Senhor, esta carta esclarece alguns eventos e sinais que necessariamente a precederão. Aparecerá uma personagem que personifica a rebeldia contra Deus e contra Cristo (2,3–4).
Enquanto não chega esse dia, os cristãos devem continuar a progredir na fé e no amor, com força e confiança no Senhor, que os escolheu e protege, e que sempre se manterá fiel. Esta carta é uma chamada de atenção para a importância da vida cristã neste mundo e durante o tempo histórico, que até pode ser prolongado.
Esta carta pode sintetizar-se no seguinte plano:
— Saudação e agradecimento: 1,1–4.
— Julgamento de Deus: 1,5–12.
— Instruções sobre a manifestação do Senhor: 2,1–12.
— Exortação à oração e ao trabalho: 2,13—3,15.
— Bênçãos e saudações: 3,16–18.

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy