YouVersion Logo
Search Icon

BEN SIRA Introdução

Introdução
Ben Sira, o título deste livro, significa «filho de Sira». Foi escrito originalmente em hebraico entre os anos 190 e 180 a.C., por Jesus, filho de Sira, de Jerusalém, e traduzido para o grego cerca do ano 132 a.C., pelo neto do autor, no Egito. Na Septuaginta, a antiga tradução grega, o nome do livro é A Sabedoria de Jesus, filho de Sira; na Vulgata o livro é chamado Eclesiástico, que quer dizer «Livro da Igreja».
Ao escrever numa época em que as autoridades helenísticas sírias tentavam forçar os judeus a aceitar as doutrinas e costumes gregos, o autor recomenda aos seus leitores que continuem fiéis às doutrinas e costumes dos seus antepassados.
O livro louva a sabedoria, na linha do que já tinha sido feito em Provérbios (1,20–33; 8,1–30), e seria feito mais tarde na Sabedoria de Salomão. A verdadeira sabedoria vem de Deus e a sua revelação mais completa e fiel encontra-se na Lei de Moisés, ensinada e praticada pelo povo de Israel durante muitos séculos. As grandes personagens da história dos israelitas foram justamente aqueles que obedeceram fielmente às leis de Deus. O livro ensina que o dever principal de todo judeu é temer o Senhor e que a melhor maneira de cumprir esse dever é obedecer às suas leis, onde se encontra a verdadeira sabedoria (1,14).
Não é fácil detetar uma estrutura clara e lógica no livro e diversas têm sido as propostas nesse sentido. Uma delas aponta duas partes, cada uma das quais principiando com um elogio à sabedoria (1,1—23,27 e 24,1—50,29). O todo é precedido de um prefácio do tradutor grego, seguido de um apêndice (51). Outra proposta de plano de síntese é aquela que apresentamos.
Este livro pode sintetizar-se no seguinte plano:
— Prefácio do tradutor.
— Preceitos de sabedoria, ao estilo do livro dos Provérbios: 1,1—42,14.
— Meditação sobre as obras de Deus na Criação e na História: 42,15—50,21.
— Epílogo: 50,22–29.
— Apêndices.
Prefácio do tradutor
Muitos ensinamentos de valor nos foram deixados pelos livros da lei e dos profetas, bem como pelos outros que se lhes seguiram. Graças a isso, Israel merece elogios por causa da sua instrução e sabedoria. Porém não basta que os que leem esses ensinamentos se tornem sábios. As pessoas que amam o estudo devem também ser capazes de ajudar os que não são instruídos, tanto por meio do que dizem como por meio daquilo que escrevem.
Foi isso que fez Jesus o meu avô#1,0 Este livro foi escrito em hebraico por Jesus, filho de Sira e neto de Eleazar, de Jerusalém. Ver 50,27. Foi o neto de Jesus que traduziu o livro para o grego.. Após se ter dedicado à cuidadosa leitura dos livros da lei, dos profetas e dos outros livros escritos pelos nossos antepassados, e após ter adquirido bastante competência neles, sentiu que também deveria escrever um livro sobre a instrução e a sabedoria, a fim de que aqueles que amam o estudo tivessem igualmente um contacto mais íntimo com estes assuntos e vivessem cada vez mais de acordo com a lei.
Portanto, peço-vos leitores que leiam este livro com boa vontade e atenção. E peço-vos também desculpas, apesar do esforço feito em o traduzir bem, se parecer que não fui feliz na versão de algumas passagens. É que as coisas escritas em hebraico não têm exatamente o mesmo sentido quando são traduzidas para outra língua. Isso não acontece somente com este livro que traduzi; a própria lei, os livros dos profetas e os outros livros não são pouco diferentes quando lidos na língua em que foram escritos.
No ano trinta e oito do reinado de Ptolomeu Evergeta#1,0 Provavelmente no ano 132 a.C. Ptolomeu Ervegeta. Rei do Egito de 170 a 117 a.C., eu cheguei ao Egito, onde fiquei a morar por algum tempo. Ali encontrei uma cópia de um livro de ensinamentos de grande valor e pensei que era da maior necessidade trabalhar e esforçar-me para o traduzir. Ao longo desse tempo, passei muitas noites em claro e usei todos os meus conhecimentos para terminar a tradução e publicá-la para os meus compatriotas que moram fora do seu país e que querem aprender como viver de acordo com a lei.

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy