YouVersion Logo
Search Icon

1 CRÓNICAS Introdução

Introdução
O Primeiro Livro das Crónicas dificilmente se separa do segundo livro do mesmo nome, já que ambos relatam a história de Israel, desde o início até ao exílio da Babilónia. O autor utiliza várias fontes, com destaque para os livros de Samuel e dos Reis, bem como as crónicas dos vários reinados.
Os dois livros das Crónicas retomam o relato dos eventos já narrados nos livros de Samuel e dos Reis. Os livros dos Reis e os das Crónicas diferenciam-se por, após a divisão do reino, os Reis fazerem a história paralela dos dois reinos, ao passo que as Crónicas se centram exclusivamente em Judá. Narrativos na forma, não podemos, no entanto, afirmar que se tratam de obras de historiografia; são fundamentalmente obras de caráter teológico (ver Introdução ao Primeiro Livro dos Reis).
O seu conteúdo pode resumir-se nestas palavras: Deus é quem governa o povo de Israel; os reis são unicamente seus representantes. Por esta razão, um rei será tanto melhor quanto mais corresponder aos desígnios de Deus. Segundo os critérios do autor, David foi de todos o melhor rei de Israel. Foi ele quem conquistou Jerusalém, a cidade onde se havia de construir o templo, e foi ele quem organizou a vida política e religiosa. Depois de David merecem especial atenção os seus descendentes que reinaram em Judá.
O livro é constituído por duas partes. A primeira (1,1—9,44) apresenta de forma sintética a história, desde Adão até David, recorrendo a listas genealógicas. A segunda (10,1—29,30) parte é dedicada ao reinado de David.
Do princípio ao fim, o livro põe em destaque a soberania de Deus e a importância do templo e do culto, mostrando a necessidade de fidelidade às prescrições de Moisés e de David.
Este livro pode sintetizar-se no seguinte plano:
— História dos antepassados dos israelitas, de Adão a Saul: 1,1—9,44.
— Morte de Saul e seus filhos: 10,1–14.
— Consagração de David e conquista Jerusalém: 11,1–9.
— Os aliados de David: 11,10—12,40.
— A arca é levada para Jerusalém: 13,1—16,43.
— Salomão há de construir o templo: 17,1–27.
— Vitórias militares de David: 18,1—20,8.
— Preparações para a construção do templo: 21,1—29,20.
— Consagração de Salomão e morte de David: 29,21–30.

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy