Parallel
10
1A lei dada por Moisés não é um modelo completo e fiel das coisas verdadeiras; é apenas uma sombra das coisas boas que estão para vir. Os mesmos sacrifícios são oferecidos sempre, ano após ano. Portanto, como pode a lei, por meio desses sacrifícios, aperfeiçoar as pessoas que chegam perto de Deus? 2Se as pessoas que adoram a Deus tivessem sido purificadas dos seus pecados, não se sentiriam mais culpadas de nenhum pecado, e todos os sacrifícios terminariam. 3Em vez disso esses sacrifícios, realizados ano após ano, servem para fazer com que as pessoas lembrem dos seus pecados. 4Pois o sangue de touros e de bodes não pode, de modo nenhum, tirar os pecados de ninguém.
5Por isso Cristo, ao entrar no mundo, disse:
“Tu, ó Deus, não queres animais
oferecidos em sacrifícios
nem ofertas de cereais,
mas preparaste um corpo para mim.
6Não te agradam as ofertas de animais
queimados inteiros no altar
nem os sacrifícios oferecidos
para tirar pecados.
7Então eu disse:
— Estou aqui, ó Deus;
venho fazer a tua vontade,
assim como está escrito a meu respeito
no Livro da Lei.”#Sl 40.6-8 (LXX)
8Primeiro ele disse: “Tu não queres sacrifícios ou ofertas de animais, e não te agradam as ofertas dos animais queimados inteiros no altar nem os sacrifícios oferecidos para tirar pecados.” Ele disse isso embora todos os sacrifícios sejam oferecidos de acordo com a lei. 9Depois ele disse: “Estou aqui, ó Deus, para fazer a tua vontade.” Assim Deus acabou com todos os antigos sacrifícios e pôs no lugar deles o sacrifício de Cristo. 10E, porque Jesus Cristo fez o que Deus quis, nós somos purificados do pecado pela oferta que ele fez, uma vez por todas, do seu próprio corpo.
11Todo sacerdote judeu cumpre todos os dias os seus deveres religiosos e oferece muitas vezes os mesmos sacrifícios, mas estes nunca poderão tirar pecados.#Êx 29.38 12Porém Jesus Cristo ofereceu só um sacrifício para tirar pecados, uma oferta que vale para sempre, e depois sentou-se do lado direito#10.12 Ver Hb 1.3, nota. de Deus. 13Ali Jesus está esperando até que Deus ponha os seus inimigos como estrado#10.13 Ver Hb 1.13, nota. debaixo dos pés dele.#Sl 110.1 14Assim, com um sacrifício só, ele aperfeiçoou para sempre os que são purificados do pecado.
15E o Espírito Santo também nos dá o seu testemunho sobre isso. Primeiro ele diz:
16“Quando esse tempo chegar, diz o Senhor,
eu farei com o povo de Israel
esta aliança:
Porei as minhas leis no coração deles
e na mente deles as escreverei.”#Jr 31.33
17Depois ele diz:
“Não lembrarei mais dos seus pecados
nem das suas maldades.”#Jr 31.34
18Assim, quando os pecados são perdoados, já não há mais necessidade de oferta para tirá-los.
Cheguemos perto de Deus
19Por isso, irmãos, por causa da morte de Jesus na cruz nós temos completa liberdade de entrar no Lugar Santíssimo.
20Por meio da cortina, isto é, por meio do seu próprio corpo, ele nos abriu um caminho novo e vivo. 21Nós temos um Grande Sacerdote para dirigir a casa de Deus. 22Portanto, cheguemos perto de Deus com um coração sincero e uma fé firme, com a consciência limpa das nossas culpas e com o corpo lavado com água pura.#Lv 8.30; Ez 36.25 23Guardemos firmemente a esperança da fé que professamos, pois podemos confiar que Deus cumprirá as suas promessas. 24Pensemos uns nos outros a fim de ajudarmos todos a terem mais amor e a fazerem o bem. 25Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês veem que o dia#10.25 O Dia do Juízo Final. está chegando.
26Pois, se continuarmos a pecar de propósito, depois de conhecer a verdade, já não há mais sacrifício que possa tirar os nossos pecados. 27Pelo contrário, resta apenas o medo do que acontecerá: medo do Julgamento e do fogo violento que destruirá os que são contra Deus.#Is 26.11 (LXX) 28Quem desobedece à lei de Moisés é condenado sem dó à morte, se for julgado culpado depois de ouvido o testemunho de duas pessoas, pelo menos.#Dt 17.6; 19.15 29Então, o que será que vai acontecer com os que desprezam o Filho de Deus e consideram como coisa sem valor o sangue da aliança de Deus, que os purificou? E o que acontecerá com quem insulta o Espírito do Deus, que o ama? Imaginem como será pior ainda o castigo que essa pessoa vai merecer!#Êx 24.8 30Pois sabemos quem foi que disse: “Eu me vingarei, eu acertarei contas com eles.” E quem também disse: “O Senhor julgará o seu povo.”#Dt 32.35; Dt 32.36 31Que coisa terrível é cair nas mãos do Deus vivo!
32Lembrem do que aconteceu no passado. Naqueles dias, depois que a luz de Deus os iluminou, vocês sofreram muitas coisas, mas não foram vencidos na luta. 33Alguns foram insultados e maltratados publicamente, e em outras ocasiões vocês estavam prontos para tomar parte no sofrimento dos que foram tratados assim. 34Vocês participaram do sofrimento dos prisioneiros. E, quando tudo o que vocês tinham foi tirado, vocês suportaram isso com alegria porque sabiam que possuíam uma coisa muito melhor, que dura para sempre. 35Portanto, não percam a coragem, pois ela traz uma grande recompensa. 36Vocês precisam ter paciência para poder fazer a vontade de Deus e receber o que ele promete. 37Pois, como ele diz nas Escrituras Sagradas:
“Um pouco mais de tempo, um pouco mesmo,
e virá aquele que tem de vir;
ele não vai demorar.
38E todos aqueles que eu aceito
terão fé em mim e viverão.
Mas, se uma pessoa voltar atrás,
eu não ficarei contente com ela.”#Hc 2.3-4 (LXX)
39Nós não somos gente que volta atrás e se perde. Pelo contrário, temos fé e somos salvos.