YouVersion Logo
Search Icon

Rute 4

4
O resgate de Noemi e de Rute
1Enquanto isso, Boaz subiu à porta da cidade e sentou‑se, exatamente quando o resgatador#4.1 Isto é, o responsável por garantir os direitos de subsistência, descendência e propriedade; também nos versículos 3, 6, 8 e 14. que ele havia mencionado estava passando por ali. Boaz o chamou e disse:
― Meu amigo, venha cá e sente‑se.
Ele foi e sentou‑se.
2Boaz reuniu dez anciãos da cidade e disse:
― Sentem‑se aqui.
Eles se sentaram. 3Depois, disse ao resgatador:
― Noemi, que voltou de Moabe, está vendendo o pedaço de terra que pertencia ao nosso irmão Elimeleque. 4Pensei que devia apresentar a você o assunto, na presença dos líderes do povo, e sugerir‑lhe que adquira o terreno. Se quiser resgatar esta propriedade, resgate‑a. Se não,#4.4 Conforme muitos manuscritos do Texto Massorético, a Septuaginta, a Vulgata e a Versão Siríaca. A maioria dos manuscritos do Texto Massorético traz se ele não. diga‑me, para que eu o saiba. Pois ninguém tem esse direito, a não ser você; depois de você, eu.
― Eu a resgatarei — respondeu ele.
5Boaz, porém, lhe disse:
― No dia em que você adquirir as terras de Noemi, adquirirá também a moabita Rute,#4.5 Conforme a Vulgata e Versão Siríaca; alguns manuscritos do Texto Massorético e a Septuaginta trazem as terras de Noemi e da moabita Rute, adquirirá também a. viúva do falecido, para preservar o nome do falecido na herança dele.
6Diante disso, o resgatador respondeu:
― Nesse caso, não poderei resgatá‑la, pois poria em risco a minha propriedade. Resgate‑a você mesmo. Eu não poderei fazê‑lo!
7Ora, antigamente em Israel, para que o resgate e a transferência de propriedade fossem válidos, a pessoa tirava a sandália e a dava ao outro. Assim oficializavam os negócios em Israel.
8Por isso, quando o resgatador disse a Boaz: “Adquira‑a você mesmo!”, tirou a sandália.
9Então, Boaz anunciou aos líderes e a todo o povo ali presente:
― Vocês hoje são testemunhas de que acabo de adquirir de Noemi toda a propriedade de Elimeleque, de Quiliom e de Malom. 10Também acabo de adquirir o direito de ter como mulher a moabita Rute, viúva de Malom, para manter o nome do falecido sobre a sua herança e para que o nome dele não desapareça da sua família nem dos registros da cidade. Vocês hoje são testemunhas disso!
11Os líderes e todos os que estavam na porta confirmaram:
― Somos testemunhas! Que o Senhor faça com essa mulher que vai entrar na sua família como fez com Raquel e Lia, que, juntas, formaram as tribos de Israel. Que você seja poderoso em Efrata e ganhe fama em Belém! 12Que, com os filhos que o Senhor conceder a você dessa jovem, a sua família seja como a de Perez, que Tamar deu a Judá!
O casamento de Boaz e Rute
13Boaz casou‑se com Rute, e ela se tornou a sua mulher. Boaz teve relações sexuais com ela, e o Senhor concedeu que ela engravidasse e desse à luz um filho.
14As mulheres disseram a Noemi:
― Louvado seja o Senhor, que hoje não a deixou sem resgatador! Que o seu nome seja celebrado em Israel! 15O menino dará a você nova vida e a sustentará na velhice, pois é filho da sua nora, que a ama e que é melhor do que sete filhos para você!
16Noemi pôs o menino no colo e passou a cuidar dele. 17As mulheres da vizinhança celebraram o seu nome e disseram:
― Noemi tem um filho!
Deram‑lhe o nome de Obede. Este foi o pai de Jessé, pai de Davi.
A genealogia de Davi
18Esta é a linhagem de Perez:
Perez gerou Hezrom;
19Hezrom gerou Rão;
Rão gerou Aminadabe;
20Aminadabe gerou Naassom;
Naassom gerou Salmom;#4.20 Conforme alguns manuscritos da Septuaginta e a Vulgata. O Texto Massorético traz Salma. Veja versículo 21 e 1Cr 2.11.
21Salmom gerou Boaz;
Boaz gerou Obede;
22Obede gerou Jessé;
Jessé gerou Davi.

Currently Selected:

Rute 4: NVI

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy