Levanta!预览

Levanta!

3天中的第3天

“Então, lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz.”- Lucas 8:48

Durante os dois últimos dias aprendemos de Deus sobre a necessidade de nos levantarmos mesmo em meio a situações muito difíceis. Hoje, aprenderemos como uma mulher se levantou e foi em busca do seu milagre.

Assim que Jesus retorna de Gadara encontra uma multidão o esperando, dentre eles estava Jairo, um dos principais da sinagoga, que foi atrás de Jesus porque sua filha estava em casa muito doente, à beira da morte (Lucas 8:40-42). Porém, sobre essa história nós já meditamos no primeiro dia… o que você talvez não saiba é que primeiro Jesus curou o filho da viúva de Naim. E foi diante de uma enorme multidão composta por pessoas que o seguiam e pessoas que faziam parte do cortejo fúnebre; houve uma comoção, muitos o consideram enviado por Deus e espalharam aquele grande feito por todas as cidades vizinhas; logo, Jairo deve ter ouvido aquela notícia e ele sabia que aquele Jesus era poderoso para curar sua filha. Mas, não somente Jairo ouviu, a mulher sobre quem meditaremos hoje também ouviu as mesmas notícias; e sabemos disto porque ambos demonstraram uma fé inabalável de que Jesus poderia realizar o milagre que precisavam. E no caso da mulher, esta informação está no relato de sua história. Mas, como disse, sobre a fé de Jairo e a cura de sua filha nós já meditamos, então hoje ficaremos na história da mulher que ficou conhecida por muitos como “a mulher do fluxo de sangue”; só que nós a chamaremos da mulher que teve fé para ser curada, ok?

A história da mulher que teve fé para ser curada, literalmente atravessa a história da filha de Jairo, pois sua cura extraordinária acontece quando Jesus, a pedido de Jairo, estava a caminho de sua casa para ir ver sua filha de doze anos de idade que se encontrava muito enferma.

Os autores Mateus e Marcos dão um pouco mais de detalhes sobre essa história do que Lucas: “Aconteceu que certa mulher, que, havia doze anos, vinha sofrendo de uma hemorragia e muito padecera à mão de vários médicos, tendo despendido tudo quanto possuía, sem, contudo, nada aproveitar, antes, pelo contrário, indo a pior, tendo ouvido a fama de Jesus, vindo por trás dele, por entre a multidão, tocou-lhe a veste” (Marcos 5:25-27). Os versículos estão bem explicados, não é mesmo, porém o que não foi escrito, mas nós podemos conjecturar é que a mulher poderia estar à espreita, distante da multidão, aguardando o momento que Jesus chegasse, obedecendo à lei que dizia que a mulher que se encontrava com fluxo de sangue- fosse no que conhecemos hoje como 'período menstrual’ (Levítico 15:19-24) ou com outro tipo de problema que cause este tipo de sangramento, deveria ficar afastada enquanto estivesse assim, não deveria tocar em ninguém e ninguém poderia tocá-la ou se tornaria imundo, assim como ela: “Também a mulher, quando manar fluxo do seu sangue, por muitos dias fora do tempo da sua menstruação ou quando tiver fluxo do sangue por mais tempo do que o costumado, todos os dias do fluxo será imunda, como nos dias da sua menstruação”, “quem tocar estas será imundo; portanto, lavará as suas vestes, banhar-se-á em água e será imundo até à tarde” (Levítico 15:25,27a).

Provavelmente a mulher tenha ficado afastada da multidão, pois viver afastada de todos, sem poder tocá-los ou encostar nas coisas já fazia parte de sua rotina, afinal, havia doze anos que sangrava e o sangramento não estancava. Foram anos vivendo destacada dos outros, por conta desta enfermidade. Quem sabe ela sofria de um problema grave de miomas ou mesmo de um câncer no útero? Não podemos afirmar o que havia acometido àquela mulher para fazê-la sangrar por tanto tempo, mas sabemos que, quando ouviu sobre a fama de Jesus e o que Ele podia fazer, mesmo vivendo naquela situação por tanto tempo, ela teve fé e tomou uma decisão que mudou sua história.

Ainda conjecturando… pode ser também que na verdade, ela estivesse no meio da multidão aguardando Jesus, afinal, aquela era sua grande oportunidade. Mas, o que a Bíblia afirma é que ela, diferente de Jairo, não foi diretamente falar com Jesus, mas veio por trás dele e também precisou se prostrar para tocar na orla de suas vestes (Mateus 9:20). Ela tinha tanta fé que receberia o milagre que não precisou nem falar com Jesus, pois ela disse consigo: “Se eu apenas lhe tocar a veste, ficarei curada” (Mateus 9:21b). Viu que fé? Ela tinha uma fé genuína, como a descrita em Hebreus 11:1, que diz: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem” (Hebreus 11:1 ARA). E foi assim que ela alcançou o seu milagre! Sem chamar a atenção de ninguém, mas seguindo a fé em seu coração, aquela mulher fez o que ninguém antes havia feito, tocou diferente em Jesus e extraiu virtude dele (Lucas 8:46), o que me lembra outro versículo em Hebreus 11, que diz: “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam” (v.6). Há cura em Deus. Há milagre Nele. Há mudança de vida, assim como aconteceu com aquela mulher! Ela fez tudo em sigilo, mas sua fé foi tão poderosa que chamou a atenção de Jesus e foi declarado diante de todos que estavam ali o que tinha acabado de acontecer na sua vida (Lucas 8:47); e Jesus lhe disse uma palavra: “Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz” (Lucas 8:48b).

Creia que Ele também está te dizendo isto hoje: “Se anima, filha(o)! Continue acreditando! Fique em Paz! Faça como a mulher que teve fé para ser curada e se levante! Saia desta situação que te atormenta a tanto tempo. Vá em busca do seu milagre, crendo que ele vai acontecer! Não desista! Insista mais um pouco! Mas, se levante hoje com fé!

读经计划介绍

Levanta!

A Bíblia contém inúmeras histórias inspiradoras que são capazes de nos levantar quando estamos prostrados. E este devocional é um convite do Senhor para que você se levante neste tempo e viva os milagres que Ele tem a realizar na sua vida.

More