Cristo Na Páscoa预览

Cristo Na Páscoa

3天中的第2天

A Páscoa em detalhes

A Páscoa é a festa na qual os israelitas relembram e comemoram a noite de sua libertação da escravidão no Egito. A instituição da Páscoa está registrada em Êxodo 12.1-20.

Essa solenidade era comemorada da seguinte maneira: matavam-se cordeiros ou cabritos no templo e levavam-nos às casas, onde as famílias os comiam numa ceia especial. Junto com o cordeiro comiam também pães sem fermento e ervas amargas (Êx 12.8-10).

As ervas amargas simbolizavam o tempo de escravidão dos israelitas no Egito; os pães sem fermento (ou asmos) simbolizavam a pressa com que eles saíram do Egito, não tendo tempo para fermentar os pães (Êx 12.34,39).

A celebração é realizada no dia 14 do mês de abibe (ou nisã), o primeiro do calendário hebraico, que no nosso calendário corresponde, aproximadamente, a meados de abril (Êx 12.2; 13.4; Dt 16.1; Js 5.10; 2 Cr 35.1).

Logo em seguida à Páscoa, é realizada a Festa do Pães Asmos, que consiste em prolongar a prática de comer pães sem fermento por sete dias. Assim, a festa só termina no dia 21 de nisã.