Não sei. Só sei que foi assim! - Parte 3预览

Não sei. Só sei que foi assim! - Parte 3

7天中的第3天

Lenços e aventais

Texto: Atos 19.11,12

Desde que se converteu, aos 28 anos de idade, o apóstolo Paulo passou a servir no Reino de Deus, porém, não deixou de exercer a sua profissão: fazedor de tendas (tecelão). Durante uma de suas viagens missionárias, ele passou por Éfeso, e ali ensinou as pessoas sobre o Reino de Deus, enquanto exercia, também, a sua profissão. Nesse tempo, algo muito extraordinário aconteceu.

Durante dois anos, Paulo ensinou em Éfeso, na escola de Tirano. Seus ensinamentos foram tão convincentes, que muitos creram e passaram a experimentar o poder de Deus. Isso, porque a pregação de Paulo não vinha apenas com teorias espirituais. Além de ensinar, Paulo orava, impunha as mãos, e as pessoas eram curadas de toda sorte de enfermidades. E mais. Muitos possessos de demônios também eram libertados. Pense no reboliço que Paulo fez naquele lugar. Eventos tão extraordinários assim não passariam em branco, então, é claro que Paulo se tornou alguém famoso entre o povo, e todos queriam ouvir suas palavras e tocá-lo, a fim de receber algum favor milagroso.

Entretanto, por inúmeras razões, nem todos os enfermos conseguiam ir até onde estava Paulo, por isso, amigos e parentes desses enfermos pegavam alguma peça da vestimenta do apóstolo e a levava até os enfermos, criando, assim, um ponto de contato entre o pregador e o enfermo, com o objetivo de acontecer a cura. E não é que dava certo? Ao simples contato com os lenços e aventais, – partes das roupas que Paulo usava no seu trabalho –, as pessoas eram curadas. Como isso foi possível? Não sei, só sei que foi assim! E não aconteciam apenas curas, não. Os demônios também fugiam, quando esses lenços e aventais eram apresentados aos endemoninhados. Pense na alegria daquele povo!

Mas, se engana quem imagina que o poder de cura e de libertação vinha de Paulo. No verso 11, Lucas, o médico escritor de Atos, atesta essas curas, deixando claro quem é que fazia os milagres: “DEUS, pelas mãos de Paulo, fazia milagres extraordinários”. Os lenços e aventais foram apenas “instrumentos” que afloraram a fé das pessoas, haja visto, que todo tipo de milagre exige fé de quem o recebe. O poder veio de Deus, o Todo-Poderoso, e não de Paulo.

Desse relato não devemos e nem podemos criar doutrina teológica, todavia, podemos inferir algumas verdades. Primeira: Deus age pelas mãos dos seus servos, quando e onde Ele quer, por isso, não despreze quem ora e ministra a cura divina; Segunda: Deus tem liberdade e criatividade para utilizar o que Ele quiser a fim de operar milagres. Inclusive, lenços e aventais; Terceira: Os milagres não vieram gratuitamente, pois, antes deles, Paulo já vinha pregando a Palavra e ministrando o entendimento a respeito do Espírito Santo.

Portanto, se você precisa de um milagre, continue a crer que, em algum momento, a criatividade e a bondade de Deus alcançarão a sua vida. Nunca perca a esperança e jamais coloque sua expectativa em pessoas ou coisas, pois, “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vem lá do alto, descendo do Pai das Luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança” (Tiago 1.17).

读经计划介绍

Não sei. Só sei que foi assim! - Parte 3

O Auto da Compadecida é um dos filmes mais representativos da cultura brasileira. Nele, o personagem Chicó cria histórias “fantásticas” que induzem qualquer pessoa a duvidar. A resposta dele é sempre: “Não sei. Só sei que foi assim!”. Algumas histórias bíblicas também assustam, então o questionamento é igual: “Como isso foi possível”. A resposta empresto de Chicó: “Não sei. Só sei que foi assim!”. Sem fé não dá pra acreditar!

More