Gênesis 1

1
A criação do Universo
1No princípio, Deus criou os céus e a terra.#Sl 102.25; Ne 9.6; Is 42.5; At 17.24; Rm 1.20; Hb 11.3
2A terra era sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre as águas.
3Então Deus disse:
— Haja luz!#Sl 33.6,9; 2Co 4.6
E houve luz. 4E Deus viu que a luz era boa e fez separação entre a luz e as trevas. 5Deus chamou à luz “dia” e chamou às trevas “noite”. Houve tarde e manhã, o primeiro dia.
6E Deus disse:
— Haja um firmamento no meio das águas e separação entre águas e águas.
7E Deus fez o firmamento e a separação entre as águas debaixo do firmamento e as águas acima do firmamento. E assim aconteceu. 8E Deus chamou ao firmamento “céus”. Houve tarde e manhã, o segundo dia.#2Pe 3.5
9E Deus disse:
— Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca.
E assim aconteceu. 10Deus chamou à porção seca “terra” e ao ajuntamento de águas chamou “mares”.#Sl 33.7; 146.6 E Deus viu que isso era bom. 11E Deus disse:
— Que a terra produza relva, ervas que deem semente e árvores frutíferas que deem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja no fruto sobre a terra.
E assim aconteceu. 12E a terra produziu relva, ervas que davam semente segundo a sua espécie e árvores que davam fruto, cuja semente estava nele, conforme a sua espécie. E Deus viu que isso era bom. 13Houve tarde e manhã, o terceiro dia.
14E Deus disse:
— Que haja luzeiros no firmamento dos céus, para fazerem separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais, para estações, para dias e anos.#Sl 104.19 15E sirvam de luzeiros no firmamento dos céus, para iluminar a terra.
E assim aconteceu. 16Deus fez os dois grandes luzeiros: o maior para governar o dia, e o menor para governar a noite; e fez também as estrelas.#Sl 136.8-9 17E os colocou no firmamento dos céus para iluminarem a terra, 18para governarem o dia e a noite e fazerem separação entre a luz e as trevas. E Deus viu que isso era bom. 19Houve tarde e manhã, o quarto dia.
20E Deus disse:
— Que as águas sejam povoadas de enxames de seres vivos; e as aves voem sobre a terra, sob o firmamento dos céus.
21Assim Deus criou as grandes criaturas marinhas e todos os seres vivos que se movem, os quais povoam as águas, segundo as suas espécies; e todas as aves, segundo as suas espécies. E Deus viu que isso era bom. 22E Deus os abençoou, dizendo:
— Sejam fecundos, multipliquem-se e encham as águas dos mares; e, na terra, se multipliquem as aves.
23Houve tarde e manhã, o quinto dia.
24E Deus disse:
— Que a terra produza seres vivos, conforme a sua espécie: animais domésticos, animais que rastejam e animais selvagens, segundo a sua espécie.
E assim aconteceu. 25E Deus fez os animais selvagens, segundo a sua espécie, e os animais domésticos, conforme a sua espécie, e todos os animais que rastejam sobre a terra, segundo a sua espécie. E Deus viu que isso era bom.
26E Deus disse:
— Façamos o ser humano à nossa imagem,#1Co 11.7 conforme a nossa semelhança. Tenha ele domínio#Sl 8.6-8 sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os animais que rastejam pela terra.
27Assim Deus criou o ser humano à sua imagem,#Gn 5.1-2; Tg 3.9 à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.#Mt 19.4; Mc 10.6 28E Deus os abençoou e lhes disse:
— Sejam fecundos, multipliquem-se, encham a terra e sujeitem-na. Tenham domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.
29E Deus disse ainda:
— Eis que lhes tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso servirá de alimento para vocês. 30E para todos os animais da terra, todas as aves dos céus e todos os animais que rastejam sobre a terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes servirá de alimento.
E assim aconteceu. 31Deus viu tudo o que havia feito, e eis que era muito bom.#1Tm 4.4 Houve tarde e manhã, o sexto dia.

Seçili Olanlar:

Gênesis 1: NAA

Vurgu

Paylaş

Kopyala

None

Önemli anlarınızın tüm cihazlarınıza kaydedilmesini mi istiyorsunuz? Kayıt olun ya da giriş yapın

YouVersion, deneyiminizi kişiselleştirmek için tanımlama bilgileri kullanır. Web sitemizi kullanarak, Gizlilik Politikamızda açıklandığı şekilde çerez kullanımımızı kabul etmiş olursunuz