YouVersion Logo
Search Icon

JUDITE 13

13
Judite mata Holofernes
1Quando já era tarde, os servidores de Holofernes saíram apressadamente. Bagoas saiu também, fechou a tenda e pediu aos convidados que se fossem embora. Todos estavam cansados e foram dormir; o banquete tinha durado muito tempo. 2Judite ficou sozinha na tenda com Holofernes, que se tinha atirado para a cama, completamente bêbedo. 3Judite tinha mandado que a serva ficasse do lado de fora da tenda, como fazia todas as noites, esperando que ela saísse para ir até ao lugar onde costumava orar. E tinha dito a mesmo coisa a Bagoas. 4Logo que todos os convidados e os servidores saíram, e não havia mais ninguém na tenda, Judite chegou perto da cama e orou assim em silêncio: «Ó Senhor, Deus todo-poderoso, ajuda-me agora naquilo que vou fazer para a glória de Jerusalém. 5Esta é a hora de salvares o teu povo escolhido e de me ajudares a realizar o meu plano de derrotar os inimigos que estão prontos para nos atacar.» 6Então Judite foi até à coluna da cabeceira da cama e pegou na espada dele que estava ali pendurada. 7Chegando perto da cama, ela agarrou os cabelos dele e disse: «Ó Senhor, Deus de Israel, dá-me forças agora!» 8Então, com toda a força, deu dois golpes com a espada no pescoço de Holofernes, cortando a sua cabeça. 9Ela fez rolar o corpo para fora da cama e arrancou o mosquiteiro das colunas. Depois saiu da tenda e entregou à sua serva a cabeça de Holofernes, 10que a colocou dentro do saco da comida. De seguida, saíram ambas, como era costume, para fazer oração. Após terem atravessado o acampamento, deram a volta à colina, subiram a montanha de Betúlia e chegaram às portas da cidade.
Judite volta para Betúlia
11De longe, Judite gritou para os guardas: «Abram o portão! Abram! Deus, o nosso Deus, ainda está do nosso lado. Hoje ele mostrou mais uma vez o seu poder em Israel e a sua força contra os nossos inimigos!» 12Quando os moradores da cidade ouviram a voz de Judite, foram depressa até ao portão e mandaram chamar os chefes da cidade. 13Todos os moradores de Betúlia, desde o mais novo até o mais velho, vieram a correr. Ninguém acreditava que Judite tivesse voltado. Abriram o portão e deixaram que as duas mulheres entrassem. Acenderam uma fogueira para poderem ver melhor e juntaram-se ao redor das duas mulheres. 14Então Judite disse-lhes em voz alta: «Louvem a Deus! Louvem! Louvem a Deus, pois ele teve misericórdia de nós, o seu povo. Esta noite, por meio daquilo que eu fiz, ele destruiu os nossos inimigos.» 15Em seguida tirou a cabeça de Holofernes de dentro do saco, mostrou-a a todos e disse: «Aqui está a cabeça de Holofernes, comandante supremo do exército assírio, e aqui está o mosquiteiro da cama em que ele estava deitado completamente bêbedo. O Senhor usou uma mulher para o matar. 16Foi a minha beleza que o levou à destruição, mas juro por Deus que Holofernes não tocou em mim nem fez nada que me causasse vergonha ou desonra. Deus me protegeu em tudo o que fiz.» 17O povo, espantado, ajoelhou-se, e todos juntos adoraram a Deus, dizendo: «Louvado sejas, nosso Deus, pois hoje humilhaste os inimigos do teu povo.» 18E Uzias disse a Judite: «Minha filha, o Deus Altíssimo te abençoou mais do que a qualquer outra mulher do mundo inteiro. Bendigamos a Deus, o Senhor, criador do céu e da terra! Pois ele te guiou quando cortaste a cabeça do chefe dos nossos inimigos. 19Sempre que se falar no poder de Deus, a tua confiança nele será lembrada. 20Tu arriscaste a tua vida para salvar o nosso povo da humilhação. Tu seguiste a orientação do nosso Deus e assim nos livraste da desgraça. Que Deus te abençoe e te dê honra eterna como recompensa por aquilo que fizeste.» E todo o povo respondeu: «Assim seja, assim seja!»

Currently Selected:

JUDITE 13: BPT09DC

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy