YouVersion Logo
Search Icon

BARUC 1

1
Introdução
1Este livro foi escrito por Baruc, filho de Néria, neto de Masseias e descendente de Sedecias, Hasadias e Hilquias. Foi escrito na Babilónia, 2no sétimo mês#1,2 Provavelmente o quinto mês. Ver 2 Rs 25,8; Jr 52,12. do quinto ano depois que os caldeus conquistaram a cidade de Jerusalém e a incendiaram. 3Baruc leu este livro em voz alta para o rei de Judá, Jeconias, filho de Joaquim, e a todo o povo. 4Estavam lá todos os que moravam perto do rio Sud, na Babilónia, as autoridades, os príncipes, os anciãos e todo o povo, desde os mais humildes até aos mais importantes. 5Quando ouviram a leitura, todos começaram a chorar, a jejuar e a orar ao Senhor. 6Depois foi recolhida uma oferta, e cada um deu o que podia. 7E mandaram o dinheiro a Jerusalém, para ser entregue ao sacerdote Joaquim, filho de Hilquias e neto de Salom, e também aos sacerdotes e a todo o povo que estava com ele em Jerusalém. 8No dia dez do mês de Sivan, Baruc pegou nos objetos de prata que tinham sido trazidos do templo do Senhor para a Babilónia, a fim de os levar de volta para a terra de Judá. Estes eram os objetos que o rei de Judá, Sedecias, filho de Josias, tinha mandado fazer 9depois de Nabucodonosor, rei da Babilónia, ter trazido de Jerusalém para a Babilónia o rei Jeconias, as autoridades, os prisioneiros#1,9 Uma versão antiga diz: artesãos. Ver Jr 24,1; 29,2. O texto grego diz: prisioneiros., as pessoas importantes e o povo da terra.
A carta para Jerusalém
10Juntamente com o dinheiro enviaram a seguinte carta: «Mandamo-vos este dinheiro para pagar as despesas dos sacrifícios que serão completamente queimados e dos sacrifícios para tirar pecados e também para comprar incenso. Preparem as ofertas de cereais e apresentem-nas no altar ao nosso Deus. 11Orem por Nabucodonosor, rei da Babilónia, e por Baltasar, seu filho, para que os seus dias sobre a terra sejam tantos como os dias que dure o céu. 12Assim o Senhor dar-nos-á forças e também luz para nos guiar, e viveremos protegidos por Nabucodonosor, rei da Babilónia, e por Baltasar, seu filho. Nós servi-los-emos por muito tempo, beneficiando dos seus favores. 13Orem também ao Senhor, nosso Deus, por nós, pois pecámos contra o Senhor, nosso Deus, e até hoje ele continua furioso e irado connosco. 14Leiam esta carta que vos enviamos e confessem os vossos pecados no templo, durante a festa das Tendas e também nos outros dias de festa.»
Confissão dos pecados do povo
15«E direis: “O Senhor, o nosso Deus, é justo, mas nós somos culpados. Até hoje todos nós estamos envergonhados, isto é, o povo de Judá e os moradores de Jerusalém, 16os nossos reis, as nossas autoridades, os nossos sacerdotes, os nossos profetas e os nossos antepassados também. 17Pecámos contra o Senhor, 18fomos desobedientes ao Senhor nosso Deus, não ouvimos a sua voz nem vivemos de acordo com os mandamentos que nos deu. 19Desde o dia em que o Senhor tirou os nossos antepassados do Egito até hoje, temo-nos revoltado contra o Senhor, nosso Deus, e fomos levianos, não ouvindo a sua voz. 20Por isso, até hoje estão a cair sobre nós desgraças e maldição, conforme o Senhor havia dito a Moisés, seu servo, quando tirou os nossos antepassados do Egito para nos dar uma terra onde corre leite e mel. 21E também nós não ouvimos a voz do Senhor, nosso Deus, anunciada pelos profetas que nos enviou. 22Pelo contrário, cada um de nós tem seguido as inclinações do seu próprio coração, servindo outros deuses e fazendo aquilo que o Senhor, o nosso Deus, detesta.”»

Currently Selected:

BARUC 1: BPT09DC

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy