14
Contra o luto pagão
1Moisés disse ao povo:
— Vocês são filhos do Senhor, nosso Deus. Portanto, quando chorarem a morte de alguém, não se cortem, nem rapem a cabeça, como os outros povos fazem. 2Pois vocês são o povo escolhido pelo Senhor, nosso Deus; entre todos os povos da terra ele os escolheu para serem somente dele.
Os animais puros e os impuros
Levítico 11.1-47
3— Não comam nada que seja impuro. 4Vocês podem comer a carne dos seguintes animais: vacas, carneiros, cabritos, 5veados, gazelas, corços, cabritos selvagens, antílopes, carneiros selvagens e gamos. 6Todos esses animais têm o casco dividido em dois, e ruminam, e podem ser comidos. 7Mas nenhum animal deve ser comido, a não ser que tenha o casco dividido e que rumine. Portanto, não comam camelos, lebres ou coelhos selvagens, pois ruminam, mas não têm o casco dividido. Para vocês esses animais são impuros. 8Não comam carne de porco. Para vocês os porcos são impuros porque têm o casco dividido, mas não ruminam. Não comam nenhum desses animais, nem toquem neles quando estiverem mortos.
9— Vocês podem comer qualquer peixe que tenha barbatanas e escamas, 10mas não podem comer peixes que não tenham barbatanas nem escamas. Para vocês esses peixes são impuros.
11— Vocês podem comer qualquer ave pura, 12porém não comam as seguintes aves: águias, urubus, águias marinhas, 13açores, falcões, 14corvos, 15avestruzes, corujas, gaivotas, gaviões, 16mochos, íbis, gralhas, 17pelicanos, abutres, corvos marinhos, 18cegonhas, garças e poupas; e também morcegos.
19— Todos os insetos que voam são impuros; vocês não podem comê-los. 20Mas podem comer todos os insetos puros.
21— Não comam qualquer animal que tenha tido morte natural. Vocês podem dar o animal aos estrangeiros que moram nas cidades de vocês ou podem vendê-lo a outros estrangeiros. Mas vocês não o podem comer, pois são o povo escolhido pelo Senhor, nosso Deus.
— Não cozinhem um cabrito ou um carneirinho no leite da sua própria mãe.
A lei dos dízimos
22— Todos os anos juntem uma décima parte de todas as colheitas 23e levem até o lugar que o Senhor, nosso Deus, tiver escolhido para nele ser adorado. Ali, na presença do Senhor, nosso Deus, comam aquela décima parte dos cereais, do vinho e do azeite e também a primeira cria das vacas e das ovelhas. Façam isso para aprender a temer a Deus para sempre. 24Mas, se o lugar de adoração ficar muito longe, e for impossível levar até lá a décima parte das colheitas com que Deus os abençoou, 25então façam isto: vendam aquela parte das colheitas, levem o dinheiro até o lugar de adoração que o Senhor tiver escolhido 26e ali comprem tudo o que quiserem comer: carne de vaca ou de carneiro, vinho, cerveja ou qualquer outra coisa que desejarem. E ali, na presença do Senhor, nosso Deus, vocês e as suas famílias comam essas coisas e se divirtam à vontade.
27— Porém não esqueçam os levitas que moram nas cidades de vocês. Eles não receberão terras em Canaã, como as outras tribos. 28De três em três anos juntem a décima parte das colheitas daquele ano e guardem nas cidades onde vocês moram. 29Essa comida é para os levitas, pois eles não têm terras próprias; é também para os estrangeiros, os órfãos e as viúvas que moram nas cidades de vocês. Assim todos eles terão toda a comida que precisarem. Façam isso para que o Senhor, nosso Deus, abençoe todo o trabalho de vocês.
Loading reference in secondary version...

2000 Sociedade Bíblica do Brasil. Todos os direitos reservados.