12
Dêem suas vidas a Cristo
1Irmãos, Deus mostrou por nós uma grande misericórdia. Por isso, peçolhes que ofereçam a Ele as suas vidas em sacrifício, isto é, um sacrifício vivo, puro e que lhe seja agradável. Esta é a maneira espiritual de vocês o adorarem.2Não sejam mais moldados por este mundo mas, pela nova maneira de vocês pensarem, vivam uma vida diferente. Então vão descobrir a vontade de Deus para vocês, isto é, o que é bom, agradável a Ele, e perfeito.
3Pelo encargo que Deus na sua bondade me deu, digo a cada um que está entre vocês: Não pense de si mesmo mais do que deve pensar. Ao contrário, pense de maneira modesta, de acordo com a medida de fé que Deus repartiu a cada um.4Todos nós temos um corpo que tem muitas partes e cada parte tem uma função diferente.5Da mesma maneira nós, embora sejamos muitos, somos todos um corpo em Cristo. Somos todos partes deste corpo e cada parte pertence a todas as outras partes.6Deus deu a cada um de nós diferentes dons espirituais. Se alguém tem o dom de profetizar#profetizar Falar por Deus., então que use esse dom com a fé que tem.7Se alguém tem o dom de servir, que sirva. Se alguém tem o dom de ensinar, que ensine.8Se alguém tem o dom de encorajar os outros, que os encoraje. Se alguém tem o dom de dar aos outros, que dê generosamente. Se alguém tem o dom de presidir, que o faça com dedicação. Se alguém tem o dom de praticar misericórdia para com os outros, que a pratique com alegria.
9O amor de vocês deve ser sincero. Odeiem o mal e apeguem-se ao bem.10Amem uns aos outros com carinho de irmãos. Cada um de vocês dê mais honra ao seu irmão do que a si mesmo.11Não sejam preguiçosos quando deveriam estar trabalhando para o Senhor. Mas sejam fervorosos de espírito ao servi-lo.12Alegrem-se na esperança que têm. Tenham paciência nas dificuldades e orem em todas as ocasiões.13Repartam o que vocês possuem com o povo de Deus que tem necessidades. Procurem pelas pessoas que precisam de ajuda e abram as portas de suas casas para elas.
14Peçam que Deus abençoe aqueles que fazem o mal a vocês. Peçam bênçãos para eles e não os amaldiçoem.15Participem da alegria dos que estão alegres e da tristeza dos que estão tristes.16Vivam em harmonia uns com os outros. Não sejam orgulhosos, mas se façam amigos daqueles que não parecem ser importantes. Não sejam sábios aos seus próprios olhos.
17Não paguem o mal com o mal. Procurem fazer o que todos acham que é bom.18Façam o possível, até onde depender de vocês, para viverem em paz com todos.19Queridos irmãos, não se vinguem daqueles que lhes fazem mal. Mas deixem que Deus, na sua fúria, os castigue. Como dizem as Escrituras#Escrituras As coisas sagradas escritas, o Velho Testamento.:
“A vingança é minha; Eu retribuirei—diz o Senhor”.
20Pelo contrário: “Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe comida; se ele tiver sede, dê-lhe algo para beber. Pois, fazendo isto, você vai ajuntar brasas na cabeça dele”#“Se o seu inimigo … na cabeça dele” 12.20 Citação de Provérbios 25.21-22..
21Não permita que o mal vença a você, mas vença o mal fazendo o bem.
Loading reference in secondary version...