3
Jesus é superior a Moisés
1Por isso, meus santos irmãos, vocês que foram chamados por Deus, fixem os seus pensamentos em Jesus, que é o Apóstolo e Sumo Sacerdote da fé que professamos.2Deus o constituiu para o seu serviço, e Jesus foi fiel a Deus assim como Moisés também o foi em toda a casa de Deus.3Jesus, todavia, merece mais honra do que Moisés, assim como o construtor de uma casa merece mais honra do que a própria casa.4Toda casa é construída por alguém, mas aquele que constrói todas as coisas é Deus.5Moisés foi fiel como um servo em toda a casa de Deus. Ele falava sobre as coisas que iam ser anunciadas por Deus no futuro.6Cristo, porém, foi fiel como Filho em toda a casa de Deus. E nós somos e continuaremos a ser esta casa, se conservarmos até o fim a nossa coragem e a nossa confiança naquilo que esperamos.
O perigo da falta de fé e da desobediência
7Portanto, ouçam o que Deus disse por meio do Espírito Santo#Espírito Santo Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”.:
“Se hoje vocês ouvirem a minha voz,
8não sejam teimosos assim como os antepassados de vocês o foram, // quando se rebelaram contra mim,
colocando-me à prova no deserto.
9-10Lá seus antepassados me provocaram e me puseram à prova
e, depois, por quarenta anos, viram as coisas que Eu fiz.
Por isso me indignei com esta geração e disse:
—Os pensamentos deles estão sempre errados;
e eles também nunca entenderam os meus caminhos.
11Portanto eu fiquei zangado e fiz um juramento:
—Eles jamais entrarão para o lugar de descanso que Eu lhes prometi”.
12Tenham cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês jamais chegue a ter um coração mau, que se recuse a crer, e que os leve, assim, a se afastar do Deus vivo.13Ao contrário, encorajem uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama hoje, a fim de que nenhum de vocês seja enganado pelo pecado, afastando, assim, seu coração de Deus.14Nós somos e continuaremos a ser companheiros de Cristo, se de fato conservarmos até o fim a confiança que temos tido desde o princípio.15Foi isto o que as Escrituras#Escrituras As coisas sagradas escritas, o Velho Testamento. disseram:
“Se hoje vocês ouvirem a voz de Deus,
não sejam teimosos assim como os antepassados de vocês o foram, // quando se rebelaram contra mim”.
16Ora, quais foram os que ouviram a voz de Deus e se rebelaram? Não foram, de fato, aqueles que saíram do Egito por intermédio de Moisés?17E contra quem foi que Deus ficou irritado por quarenta anos? Não foi contra os que pecaram, e caíram mortos no deserto?18E contra quem foi que Deus jurou, dizendo que não entrariam para o lugar de descanso que Ele lhes tinha prometido? Não foi contra aqueles que tinham sido desobedientes? Claro que foi!19Vemos, pois, que eles não puderam entrar naquele lugar porque tinham se recusado a crer.
Loading reference in secondary version...