10
Não sejam como os judeus
1Irmãos, quero que vocês saibam que todos os nossos antepassados estavam debaixo da nuvem e todos passaram pelo mar.2Todos foram batizados#batizar Uma palavra grega que tem o significado de imergir, mergulhar, ou enterrar uma pessoa ou alguma coisa debaixo da água por pouco tempo. na nuvem e no mar como seguidores de Moisés.3Todos comeram da mesma comida espiritual4e todos beberam da mesma bebida espiritual. Beberam daquela rocha espiritual que estava com eles, e aquela rocha era Cristo.5Entretanto, Deus não se agradou da maioria deles e, por isso, eles morreram no deserto.
6Estes acontecimentos são exemplos para nós, a fim de que não desejemos as coisas más que eles desejaram.7Não adorem os ídolos como alguns deles fizeram. Como dizem as Escrituras#Escrituras As coisas sagradas escritas, o Velho Testamento.: “O povo sentou-se para comer e beber, e levantou-se para se divertir”#“O povo … se divertir” 10.7 Citação de Êxodo 32.6..8Não devemos cometer pecados sexuais, como alguns deles cometeram, e morreram, num só dia, vinte e três mil pessoas.9Não devemos pôr a paciência de Cristo à prova como alguns deles fizeram, e foram mortos pelas mordidas das cobras.10Nem se queixem como alguns deles fizeram, e foram destruídos pelo anjo da morte.
11Todas essas coisas que aconteceram a essas pessoas são exemplos que foram escritos para nos advertir, pois vivemos numa época em que o fim dos tempos está chegando.12Assim, aquele que pensa que está firme na fé, tenha cuidado para não cair.13As tentações que vocês enfrentam são as mesmas que todas as outras pessoas enfrentam, mas Deus é fiel e não vai permitir que sejam tentados além de suas forças. Pelo contrário, quando vier a tentação, Deus lhes mostrará a maneira de sair dela, e assim poderão suportá-la.
14Portanto, meus queridos amigos, não adorem ídolos.15Falo a vocês como a pessoas inteligentes; julguem o que eu digo.16Não participamos nós do sangue de Cristo quando damos graças pelo cálice da bênção#cálice da bênção 10.16 O cálice de vinho pelo qual os cristãos agradecem a Deus e bebem durante a Ceia do Senhor.? Não participamos nós do corpo de Cristo quando partimos o pão?17O fato de existir um único pão significa que nós formamos somente um corpo, porque todos nós participamos daquele único pão.
18Pensem no povo de Israel#Israel A nação judaica; mas também é usado referindo-se a todo o povo de Deus.! Não é certo que aqueles que se alimentam dos sacrifícios participam do altar?19Não quero dizer que a comida sacrificada a ídolos signifique alguma coisa, ou que um ídolo tenha algum valor.20Antes quero dizer que aquilo que é sacrificado aos ídolos é oferecido a demônios e não a Deus. E eu não quero que vocês participem de nada com demônios.21Vocês não podem beber do cálice do Senhor e também do cálice dos demônios. Vocês não podem participar da mesa do Senhor e também da mesa dos demônios.22Ou queremos fazer com que o Senhor fique com ciúmes? Por acaso somos mais fortes do que Ele?
Usem a liberdade que vocês têm para a glória de Deus
23É verdade que “todas as coisas são permitidas”, mas nem todas são boas para nós. É verdade que “todas as coisas são permitidas”, mas nem todas contribuem para o nosso crescimento espiritual.24Ninguém deve buscar os seus próprios interesses, e sim os interesses dos outros.
25Comam de toda a carne que é vendida no mercado, sem fazer qualquer pergunta sobre a origem dela por motivo de consciência,26porque, como dizem as Escrituras#Escrituras As coisas sagradas escritas, o Velho Testamento.:
“A terra e tudo o que nela há pertence ao Senhor”.
27Se alguém que não acredita em Cristo convidar a vocês para comer com ele, e quiserem ir, comam de tudo que for colocado diante de vocês. Não façam perguntas sobre a origem daquela comida por motivo de consciência.28Mas se alguém disser a vocês: “Esta comida foi oferecida ao meu deus”, neste caso não comam, por causa da pessoa que disse isso e também por motivo de consciência.29Eu estou me referindo à consciência dos outros, e não à de vocês. Mas por que a minha liberdade deveria ser limitada pela consciência dos outros?30Se eu agradeço a Deus pela comida que como, por que é que sou criticado se já agradeci a Deus por ela?
31Portanto, se vocês estiverem comendo, ou bebendo, ou fazendo qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.32Nunca façam nada que possa levar os judeus, aqueles que não são judeus, ou a igreja de Deus a pecar.33Eu faço a mesma coisa. Procuro agradar a todos em tudo o que faço e não busco o meu próprio interesse. Procuro fazer o que é melhor para todos, e faço isso para que eles possam se salvar.
Loading reference in secondary version...