YouVersion Logo
Search Icon

Jeremias 38

38
Jeremias é jogado em uma cisterna
1Então, Sefatias, filho de Matã, Gedalias, filho de Pasur, Jucal, filho de Selemias, e Pasur, filho de Malquias, ouviram o que Jeremias estava dizendo a todo o povo:
2― Assim diz o Senhor: “Aquele que permanecer nesta cidade morrerá pela espada, pela fome e pela peste, mas aquele que se render aos babilônios#38.2 Ou caldeus. viverá. Escapará com vida e sobreviverá”.#38.2 Hebraico: A sua vida será para ele como despojo de guerra, e sobreviverá. 3Assim diz o Senhor: “Esta cidade com certeza será entregue ao exército do rei da Babilônia, que a conquistará”.
4Então, os líderes disseram ao rei:
― Este homem deve morrer. Ele está desencorajando os soldados que restaram nesta cidade, bem como todo o povo, com as palavras que está dizendo. Este homem não busca o bem deste povo, mas a sua ruína.
5O rei Zedequias respondeu:
― Ele está nas suas mãos; o rei não pode opor‑se a vocês.#38.5 Na Septuaginta, a última frase é uma observação do narrador: porque o rei nada podia contra eles.
6Assim, pegaram Jeremias e o jogaram na cisterna de Malquias, filho do rei, a qual ficava no pátio da guarda. Desceram Jeremias com cordas à cisterna. Não havia água nela, mas somente lama, e Jeremias atolou na lama.
7No entanto, Ebede-Meleque, o cuxita, oficial#38.7 Ou eunuco. do palácio real, ouviu que eles tinham jogado Jeremias na cisterna. Ora, o rei estava sentado à porta de Benjamim, 8e Ebede-Meleque saiu do palácio e foi dizer‑lhe:
9― Ó rei, meu senhor, esses homens cometeram um mal em tudo o que fizeram ao profeta Jeremias. Eles o jogaram em uma cisterna para que morra de fome, pois já não há pão na cidade.
10Então, o rei ordenou a Ebede-Meleque, o cuxita:
― Leve com você trinta homens sob as suas ordens e retire o profeta Jeremias da cisterna, antes que ele morra.
11Então, Ebede-Meleque levou consigo os homens que estavam sob as suas ordens e foi à sala que fica debaixo da tesouraria do palácio. Pegou alguns trapos e roupas velhas e desceu cordas até Jeremias na cisterna. 12Ebede-Meleque, o cuxita, disse a Jeremias:
― Ponha esses trapos e roupas velhas debaixo dos braços para servirem de almofada para as cordas.
Jeremias assim o fez. 13Assim, com as cordas o puxaram para cima e o tiraram da cisterna; e Jeremias permaneceu no pátio da guarda.
Jeremias é interrogado novamente
14Então, o rei Zedequias mandou trazer o profeta Jeremias e o encontrou na terceira entrada do templo do Senhor.
― Quero perguntar algo a você — disse o rei. — Não me esconda nada.
15Jeremias disse a Zedequias:
― Se eu der uma resposta, não me matarás? Mesmo que eu te aconselhasse, não me escutarias.
16O rei Zedequias, porém, fez este juramento secreto a Jeremias:
― Tão certo como vive o Senhor, de quem recebemos a vida, eu não o matarei nem o entregarei nas mãos daqueles que desejam tirar a sua vida.
17Então, Jeremias disse a Zedequias:
― Assim diz o Senhor, o Deus dos Exércitos, o Deus de Israel: “Se você se render imediatamente aos oficiais do rei da Babilônia, a sua vida será poupada e esta cidade não será incendiada; você e a sua família viverão. 18Mas, se você não se render imediatamente aos oficiais do rei da Babilônia, esta cidade será entregue nas mãos dos babilônios, e eles a incendiarão; nem mesmo você escapará das mãos deles”.
19O rei Zedequias disse a Jeremias:
― Tenho medo dos judeus que estão apoiando os babilônios, pois os babilônios poderão entregar‑me nas mãos deles, e eles me maltratarão.
20― Eles não te entregarão — Jeremias respondeu. — Obedece ao Senhor fazendo o que eu digo, para que tudo corra bem a ti, e a tua vida seja poupada. 21Se, porém, não quiseres render‑te, foi isto que o Senhor me revelou: 22Todas as mulheres deixadas no palácio real de Judá serão levadas aos oficiais do rei da Babilônia. Elas dirão a você:
“Aqueles teus amigos de confiança te enganaram
e prevaleceram sobre ti.
Os teus pés estão atolados na lama;
os teus amigos te abandonaram”.
23― Todas as tuas mulheres e os teus filhos serão levados aos babilônios. Tu mesmo não escaparás das mãos deles, mas serás capturado pelo rei da Babilônia, e esta cidade será#38.23 Ou e fará esta cidade ser. incendiada.
24Então, Zedequias disse a Jeremias:
― Se alguém souber dessa conversa, você morrerá. 25Se os líderes ouvirem que eu conversei com você e vierem dizer: “Conte‑nos o que você disse ao rei e o que o rei falou a você; não esconda nada de nós, e nós não o mataremos”, 26diga a eles: “Fui suplicar ao rei que não me mandasse de volta à casa de Jônatas para morrer ali”.
27Quando os líderes vieram interrogar Jeremias, ele lhes disse tudo o que o rei tinha ordenado que dissesse. Então, eles não lhe perguntaram mais nada, pois ninguém tinha ouvido a conversa com o rei.
28Jeremias permaneceu no pátio da guarda até o dia em que Jerusalém foi conquistada.
A queda de Jerusalém
Foi assim que Jerusalém foi tomada:

Currently Selected:

Jeremias 38: NVI

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy