#JESUS2023 - Devocionais Diáriasഉദാഹരണം

Dia 8 - A Páscoa ao longo dos séculos até que ele viesse
Ontem vimos que ao longo do Pentateuco a Páscoa cresceu e passou por mudanças. Além disso, após a definição das leis Mosaicas, a vinda de Cristo demorou alguns séculos para acontecer. Será então que o povo de Deus se manteve firme nos mandamentos? É isso que vamos ver hoje.
Poucos são os relatos bíblicos de Israel observando a Pessach. Porém, destaco dois momentos importantes em que isso aconteceu no Antigo Testamento.
O primeiro está relatado no segundo livro de Crônicas. Após o fracassado reinado de Acaz, Ezequias assume o poder. As tradições estavam esquecidas e a adoração a deuses pagãos estava infiltrada no meio do povo. Sendo temente a Deus, o novo rei decide que voltará a celebrar a Páscoa. Todavia, a data para a comemoração já havia passado. Como ele não queria aguardar ao longo de um ano, decide celebrar a Pessach Sheni (Segunda Páscoa). O problema era que alguns homens não teriam tempo para se consagrar segundo as leis de Moisés e participar da festa. Diante disso, Ezequias ora pedindo misericórdia sobre a quebra das leis. Diante de verdadeiros corações adoradores, Deus escuta o clamor, cura o povo e eles celebram! O avivamento foi tão grande que a festa durou 14 dias, o dobro do tempo esperado. O povo havia retornado para Deus!
O segundo relato acontece durante o reinado de Josias. A Bíblia descreve esse novo rei dessa forma: '"le fez o que o Senhor aprova e andou nos caminhos de Davi, seu predecessor, sem desviar-se nem para a direita nem para a esquerda", 2Crônicas 34:2.
Josias começou seu reinado muito cedo, tinha apenas 8 anos. Porém, mesmo imerso em uma forte cultura cananéia pagã, buscava servir ao Deus de Davi desde a sua mocidade. No décimo oitavo ano de seu reinado decidiu restaurar o templo do Senhor que estava destruído. Durante o processo encontrou o livro das leis dado por Moisés. Ao escutar as Escrituras se desesperou e rasgou as vestes, pois agora entendia a infidelidade e abandono do povo. Imediatamente ele decide voltar aos mandamentos, a lei de Moisés é lida para todos e é ordenado que a Páscoa volte a ser comemorada. Dessa vez a Pessach seria celebrada no dia correto e o próprio rei forneceria todos os cordeiros pascais do próprio rebanho, somando 30 mil ovelhas e cabras e 3 mil cabeças de gado.
Como vimos, ao longo da história acontecia constantemente, o movimento de rebeldia e arrependimento por parte do povo. Quando olhamos a linhagem de Jesus podemos ver diversos homens que falharam e acertaram em manter a Lei de Deus. Grandes líderes foram levantados, mas o pecado do povo sempre voltava a afastá-los.
Aplicação
Ao olhar essas histórias é normal um sentimento de indignação. Afinal, como o povo poderia esquecer os mandamentos com tanta frequência? Como poderiam preferir adorar outros deuses? A resposta está em uma única ação: se olhar no espelho. Quantas vezes não nos rebelamos e fazemos o oposto do que nos foi ensinado? Ou quantas vezes somos ingratos e esquecemos tudo que Deus já realizou em nossas vidas?
Que possamos ter um coração arrependido e fiel igual Ezequias e Josias. Que voltemos pro alvo correto o quanto antes! Que celebremos os ensinos e a obra de Deus diariamente, evitando que percamos a direção.
ഈ പദ്ധതിയെക്കുറിച്ച്

Ao longo desses 40 dias que antecedem a Páscoa nós iremos fazer uma imersão profunda deste tema. Da Páscoa judaica até a atual Páscoa Cristã, veremos os desdobramentos dessa celebração ao longo dos tempos. Sendo assim, junte-se a nós nesse incrível estudo inspirado diretamente pela palavra de Deus, a Bíblia.
More
ബന്ധപ്പെട്ട പദ്ധതികൾ

ഈസ്റ്റർ ക്രൂശാണ് - 4 ദിന വീഡിയോ പ്ലാൻ

ദൈവത്തിൻ്റെ ഉദ്ദേശ്യപ്രകാരം ജീവിക്കുകയും അവൻ്റെ കൃപയെ സ്വീകരിക്കുകയും ചെയ്യുക

വർഷാവസാനം പുനഃക്രമീകരിക്കുന്നു - പ്രാർത്ഥനയും ഉപവാസവും

ഈസ്റ്റർ ക്രൂശാണ് - 8 ദിന വീഡിയോ പ്ലാൻ

പരിശുദ്ധാത്മാവിലുള്ള ആത്മീയ അവബോധം

നമ്മുടെ ദൈവിക വിധി അവകാശപ്പെടുന്നു

വെല്ലുവിളി നിറഞ്ഞ ലോകത്ത് ഹൃദയത്തെ സംരക്ഷിക്കുന്നു

വൈകാരിക പോരാട്ടങ്ങളെയും ആത്മീയ പോരാട്ടങ്ങളെയും മറികടക്കുക

ബൈബിൾ മനഃപാഠ വാക്യങ്ങൾ (പുതിയ നിയമം)
