Servir: o desafio do líderMuestra

O caráter de Jesus
O povo de Israel aguardava ansiosamente a chegada do Messias. A convicção que tinham é que esse homem seria um líder que demonstraria grande autoridade, assumiria o poder, finalmente livraria o povo do jugo romano e seria o cumprimento de todas as promessas feitas pelos profetas. Eles queriam se orgulhar desse líder, desse libertador. Esperavam uma figura altiva, dominadora, usando uma armadura imponente e uma espada afiada, que desse ordens e fosse tratado como um deus. Eles aguardavam um guerreiro.
E então, o Senhor enviou Jesus.
O profeta Isaías descreve Jesus da seguinte maneira: “Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada havia em sua aparência para que o desejássemos” (53.2).
Jesus quebrou inúmeros paradigmas quanto ao que se era esperado em um líder. Certamente Ele nada tinha a ver com o conceito de libertador que o povo imaginava.
O exemplo e a vida de Jesus como um líder que serve às pessoas por amor demonstram, dentre tantas belezas, as seguintes características:
1) Ele se preparou antes de iniciar o seu ministério na terra;
2) Ele tinha o caráter alicerçado sobre os princípios e valores eternos e não abria mão disso;
3) Ele não estava apenas envolvido com a missão; estava comprometido e deu a sua vida em favor de todos.
A cada atitude de Jesus citada nas Escrituras, é possível perceber que suas motivações sempre giravam em torno do que era melhor para as pessoas, e não para Ele. E certamente isso era possível porque o seu caráter era sólido, firme. Podemos citar seguramente que:
a) Ele tinha autodisciplina: Jesus fez o que sabia que precisava fazer, mesmo diante da tristeza e da angústia horas antes de ser entregue aos romanos;
b) Ele tinha valores centrais: Jesus viveu e tomou todas as decisões conforme seus princípios morais;
c) Ele tinha senso da própria identidade: Jesus sabia quem era diante do Pai e do mundo;
d) Ele tinha segurança emocional: Jesus era saudável emocionalmente, era estável e consistente.
O Senhor Jesus mostrou durante o seu ministério na terra que servir às pessoas não diminui a influência de um líder. Ser transparente como Ele foi não é sinal de fraqueza. Ser amável e ter empatia não fragiliza a liderança.
Como seguidores de Cristo e em obediência ao chamado que recebemos de ser sal e luz na terra, vamos nos esforçar para sermos líderes conforme o padrão que vimos nesses últimos cinco dias.
Este plano o encorajou? Estamos à sua disposição! Para mais informações e contato, acesse www.udf.org.br
Escrituras
Acerca de este Plan

Liderança é algo que muitos buscam, outros rejeitam e vários ignoram. Em algum ponto da história da humanidade, a definição de liderança foi deturpada e afastou-se do conceito ensinado nas Escrituras. Neste plano de cinco dias, Edson Sakiyama, diretor do Ministério Próximas Gerações da Universidade da Família, irá nos mostrar de forma objetiva como Jesus exerceu a liderança enquanto esteve na terra. Ser um líder que serve parece fácil. Será?
More
Planes relacionados

La Dirección Divina – Una Brújula

Amor en Acción

El Poder Del Evangelio

¿Cómo Puedo Saber Si Mi Sueño Proviene De Dios?

La Fe No Hace Acepción De Personas

Cicatrices Que Hablan

Fe que humilla, une y transforma

Los Hombres Después Del Aborto: El Camino a Seguir
