YouVersion Logo
Search Icon

O CorajosoSample

O Corajoso

DAY 1 OF 4

O medo não pode nos fazer errar!

Davi escreveu o salmo 34 depois de um momento que viveu quando estava diante de um rei, chamado Aquís ou chamado também, Abimeleque.

Acredita-se que Abimeleque era um codinome aplicado aos reis/governadores dos filisteus, assim como Faraó está para os reis do Egito.

O Aquís que Davi encontrou foi um rei dos filisteus em Gate, que reinou durante o reinado de Saul, Davi e Salomão.

Nesse estudo vamos falar sobre três atitudes semelhantes de homens de Deus quando estiveram diante de três Abimeleques diferentes.

O primeiro Abimeleque que aparece na Bíblia foi na história de Abraão com sua esposa Sara. Mais especificamente na situação em que Abraão acabara de receber a promessa sobre sua descendência e, por isso, está em viagem para a nova terra. Seu encontro com o líder filisteu lhe causa medo. Percebemos isso, pois Abraão finge que Sara é sua irmã. Acreditando que, caso os filisteus quisessem ficar com Sara, não precisariam tirar sua vida, por ser marido dela. Ainda que ele perdesse Sara como esposa, ele preferiu mentir apenas para livrar a si mesmo. Contudo, Deus revelou toda verdade em sonho para Abimeleque e assim, esse rei temeu a mão de Deus e não puniu Abraão e Sara.

Muitas vezes em nossa vida nos deparamos com situações que nos amedrontam. Mesmo sabendo quem somos e quem Deus é. Mesmo sabendo que Deus é poderoso para nos livrar de todo mal. Mesmo depois de termos experiências incríveis com Deus, assim como Abraão já havia tido. Parece que esquecemos as promessas feitas e os milagres já vividos. Abraão, diante do medo, podia ter recorrido a Deus e lembrado da promessa sobre sua descendência, sabendo assim que nada aconteceria com ele ou Sara, já que a promessa ainda não havia se cumprido. Ou poderia clamar a Deus nessa situação. Lógico que não temos que nos envolver em perigo ou arriscar nossa vida a fim de tentarmos Deus, esperando seu livramento como diz em Lucas 4:12. Mas nesse momento Abraão estava vivendo o inesperado e uma situação que somente com a intervenção divina seria resolvido. Mas o que Abraão fez? Abraão mentiu. Recorreu a uma estratégia que poderia ter levado ao fim da vida de Sara ou de seu casamento.

Provavelmente Abraão estava com tanto medo, que nem ao menos procurou saber a vontade de Deus, nem mesmo procurou saber em Deus qual atitude tomar, ao ponto de nem lembrar do caráter de um homem de Deus. Abraão estava com tanto medo que não ouviu a voz de Deus, ao ponto de Deus ter que falar com alguém que seria o inimigo de Abrão.

Precisamos aprender com essa história de vida. Não permitamos que o medo nos faça esquecer de quem nós somos e de quem Deus é! Não permita que o medo te faça tomar atitudes erradas. Lembre-se sempre do caráter de Jesus, escolha sabiamente diante de situações amedrontadoras. E creia que a intervenção divida é real! Deus sempre cuidará de você!

Day 2