12
Não sejam como os fariseus
1Milhares de pessoas se juntaram; e eram tantas que pisavam umas nas outras. Jesus, então, começou a falar, dirigindo-se primeiro aos seus discípulos:
—Previnam-se contra o fermento dos fariseus#fariseu(s) Eles eram um grupo religioso judeu que diziam seguir o Velho Testamento e outras leis e costumes judaicos cuidadosamente., isto é, contra a falsidade deles.2Não há nada que esteja oculto e que não venha a ser revelado; nem nada que esteja escondido e que não venha a ser descoberto.3Portanto, tudo o que vocês disseram às escuras será falado em plena luz; e tudo o que, num quarto fechado, vocês sussurraram aos ouvidos de alguém, será anunciado de cima das casas.4Mas eu digo a vocês, meus amigos: Não tenham medo daqueles que matam o corpo mas que não podem fazer mais nada depois disso.5Eu direi a vocês de quem é que vocês devem ter medo: Tenham medo daquele que, depois de matar, tem o poder de lançar vocês no inferno. Deste sim, eu lhes digo que vocês devem ter medo.
6—Não se vendem cinco pardais por dois centavos? Deus, porém, não se esquece de nenhum deles.7Até mesmo os fios de cabelo da cabeça de vocês estão contados. Não tenham medo de nada; vocês valem mais do que muitos pardais!
8Eu digo a vocês: Se alguém afirmar publicamente ser meu seguidor, então o Filho do Homem#Filho do Homem Jesus. Jesus é Filho de Deus, mas este nome mostrava que Jesus era um homem também. No livro de Daniel 7.13-14 este é o nome usado para o Messias (Cristo). também afirmará, diante dos anjos de Deus, que essa pessoa lhe pertence.9Porém, aquele que publicamente me negar, também será negado diante dos anjos de Deus.10Todo aquele que falar contra o Filho do Homem será perdoado. Mas aquele que insultar o Espírito Santo#Espírito (Santo) Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo. não será perdoado.
11—Quando levarem vocês para as sinagogas#sinagoga(s) Lugar onde os judeus se reuniam para ler e estudar as Escrituras., diante das autoridades e governadores, não fiquem preocupados pensando em como vão se defender ou o que vão dizer.12Pois, naquele instante, o Espírito Santo#Espírito (Santo) Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo. falará a vocês o que devem dizer.
Jesus reprova a avareza
13Então, do meio da multidão alguém lhe disse:
—Mestre, diga para o meu irmão dividir a herança comigo!
14Mas Jesus respondeu:
—Homem, quem me nomeou juiz ou árbitro sobre vocês?
15E disse a todos:
—Tenham cuidado! Evitem todo tipo de avareza, pois a vida de um homem não depende das coisas que ele tem, mesmo que seja muito rico.
16E então lhes contou esta parábola#parábola(s) Uma narração em que se expõe um pensamento de uma maneira figurada, o qual contém uma doutrina moral; uma comparação ou paralelo entre duas coisas.:
—As terras de certo homem rico tinham produzido uma colheita muito boa.
17Então ele pensou: “Eu não tenho lugar para guardar a minha colheita. O que vou fazer?”18Então disse: “Já sei o que vou fazer! Vou demolir os meus celeiros e construir outros maiores. Assim poderei guardar toda a minha colheita e todos os meus bens!19Daí poderei dizer a mim mesmo: ‘Homem, você já tem muitas coisas boas guardadas para muitos anos. Portanto descanse, coma, beba e se divirta!’”20Deus, porém, lhe disse: “Tolo! Esta noite a sua alma lhe será tirada. Com quem ficarão todas as coisas que você guardou?”
21—A mesma coisa acontecerá para aqueles que acumulam tesouros para si mesmos, mas que não são ricos para com Deus.
Confiança em Deus
22Depois disso Jesus disse aos seus discípulos:
—Por isso eu lhes digo: Não se preocupem com a vida de vocês e com o que vão comer; nem com o corpo de vocês e com o que vão vestir.23Pois a vida é mais importante do que comida e o corpo é mais importante do que roupas.24Olhem para os corvos: Eles não plantam nem colhem, nem têm celeiros nem armazéns; e Deus lhes dá o que comer. Será que vocês não valem muito mais do que os pássaros?25Qual de vocês, por mais que se preocupe, pode adicionar uma hora à sua vida?26Portanto, se não podem conseguir uma coisa assim tão pequena, por que se preocupam com o resto?27Olhem para os lírios e vejam como eles crescem! Eles não trabalham nem fazem roupas. Contudo eu lhes digo que nem mesmo o rei Salomão, com toda a sua riqueza, se vestiu como um deles!28Se Deus veste dessa maneira as plantas do campo, que hoje estão aqui e amanhã são jogadas no fogo, quanto mais ele vestirá a vocês, gente de pouca fé!29Portanto, não se preocupem com o que vão comer ou beber, nem se aflijam por causa disso.30As pessoas do mundo é que estão sempre procurando essas coisas. Mas o Pai de vocês sabe que precisam delas.31Mas, antes de tudo, ponham em primeiro lugar em suas vidas o reino de Deus e ele lhes dará aquelas outras coisas.32Não tenha medo, meu pequeno rebanho, pois o seu Pai tem prazer em lhe dar o reino.33Vendam os seus bens e dêem o dinheiro aos pobres. Façam para vocês mesmos bolsas que não se estraguem; acumulem um tesouro inesgotável no céu, onde nenhum ladrão o toca e nenhuma traça o destrói.34Lembrem-se disto: Onde estiver o seu tesouro, lá também estará o seu coração.
Estejam alerta
35—Estejam preparados e com os seus lampiões acesos.36Sejam como as pessoas que esperam seu senhor voltar da festa de casamento, para que, quando ele chegar e bater à porta, elas possam abrir imediatamente.37Felizes são aqueles servos cujo senhor os encontrar acordados e prontos quando ele chegar! Digo a verdade a vocês: Ele mesmo se preparará e os servirá, enquanto eles estarão à mesa.38E mesmo que ele chegue à meia-noite ou até mais tarde, felizes serão eles se os encontrar preparados.39Porém, tenham certeza disto: Se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente não permitiria que roubasse a sua casa.40Portanto, estejam vocês também preparados, pois o Filho do Homem#Filho do Homem Jesus. Jesus é Filho de Deus, mas este nome mostrava que Jesus era um homem também. No livro de Daniel 7.13-14 este é o nome usado para o Messias (Cristo). virá quando não estiverem esperando.
41E Pedro disse:
—Senhor, está contando esta parábola#parábola(s) Uma narração em que se expõe um pensamento de uma maneira figurada, o qual contém uma doutrina moral; uma comparação ou paralelo entre duas coisas. para nós, ou para todos?
42Então o Senhor disse:
—Quem será, então, o mordomo leal e prudente que o Senhor nomeará sobre os seus servos para lhes dar de comer na ocasião certa?43Feliz é o servo que estiver fazendo isso quando o seu senhor chegar!44Digo a verdade a vocês: Ele o colocará para tomar conta de todos os seus bens.45Mas se aquele servo diz consigo mesmo: “O meu senhor está demorando muito” e começar a bater nos outros servos e servas, e a comer e beber e a ficar bêbado, o que vai lhe acontecer?46O senhor daquele servo chegará num dia em que ele não espera e numa hora que ele nem imagina, e o castigará severamente e o condenará para sofrer o mesmo destino dos infiéis.47O servo que conhece a vontade de seu senhor e não se prepara, ou não faz aquilo que ele quer, será punido com muitas chicotadas.48Mas o servo que não conhece a vontade de seu senhor e que faz alguma coisa que merece castigo, será punido com poucas chicotadas. Sendo assim, para todo aquele a quem se dá muito, muito será pedido; e daquelas pessoas nas quais foi depositada maior confiança, muito mais será exigido.
Divisões por causa de Jesus
49—Eu vim para pôr fogo na terra; e como eu gostaria que já estivesse queimando!50Tenho que receber um batismo#batismo 12.50 Aqui “batismo” tem um significado todo especial: é sendo batizado ou enterrado em problemas., e como estou angustiado até que ele seja realizado!51Vocês pensam que eu vim para trazer paz ao mundo? Não! Afirmo a vocês que eu vim para trazer divisões!52Pois, de agora em diante, uma família de cinco pessoas estará dividida: três contra duas e duas contra três.53O pai estará contra o filho e o filho contra o pai; a mãe estará contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra estará contra a nora e a nora contra a sogra.
A época em que vivemos
54E Jesus também disse ao povo:
—Quando vocês vêem uma nuvem subindo no ocidente, logo dizem: “Vai chover!” E assim acontece.55E quando sentem o vento soprando do sul, vocês dizem: “Vai fazer calor!” E assim acontece.56Hipócritas! Se vocês sabem interpretar os sinais do céu e da terra, como é que não sabem interpretar esta época em que vivemos?
Faça as pazes com seu inimigo
57E Jesus terminou, dizendo:
—Por que vocês não julgam por si mesmos o que é justo?58Se alguém, por algum motivo, quiser levá-lo a um tribunal, faça o possível para chegar a um acordo com ele durante o caminho. Faça isso para que ele não o leve ao juiz, o juiz o entregue à polícia e a polícia o ponha na cadeia.59Pois eu lhe digo que você não sairá de lá enquanto não pagar até o último centavo.
Loading reference in secondary version...