1
Deus manda numerar os homens de guerra
1Falou Jeová a Moisés no deserto de Sinai, na tenda da revelação, no primeiro dia do segundo mês, no segundo ano depois da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, dizendo: 2Tirai a soma de toda a congregação dos filhos de Israel, pelas suas famílias, pelas casas de seus pais, segundo o número dos nomes, isto é, de todo homem, cabeça por cabeça; 3desde os que têm a idade de vinte anos e daí para cima; sim, todos os que em Israel podem sair à guerra, a esses contareis pelas suas turmas, tu e Arão. 4Estará convosco de cada tribo um homem que seja cabeça da casa de seu pai. 5Estes são os nomes dos homens que vos assistirão. De Rúben: Elizur, filho de Sedeur. 6De Simeão: Selumiel, filho de Zurisadai. 7De Judá: Naassom, filho de Aminadabe. 8De Issacar: Natanael, filho de Zuar. 9De Zebulom: Eliabe, filho de Helom. 10Dos filhos de José: Elisama, filho de Amiúde, de Efraim. Gamaliel, filho de Pedazur, de Manassés. 11De Benjamim: Abidã, filho de Gideoni. 12De Dã: Aiezer, filho de Amisadai. 13De Aser: Pagiel, filho de Ocrã. 14De Gade: Eliasafe, filho de Deuel. 15De Naftali: Aira, filho de Enã. 16Estes são os que foram chamados da congregação, príncipes das tribos de seus pais; eram os cabeças dos milhares de Israel. 17Então, Moisés e Arão tomaram a estes homens que são designados por nome; 18e, ajuntando toda a congregação no primeiro dia do segundo mês, declararam a linhagem deles segundo as suas famílias, pelas casas de seus pais, conforme o número dos nomes, desde os que têm a idade de vinte anos e daí para cima, cabeça por cabeça. 19Como Jeová ordenou a Moisés, assim os contou no deserto de Sinai.
20Os filhos de Rúben, primogênito de Israel, as suas gerações, pelas suas famílias, pelas casas de seus pais, segundo o número dos nomes, cabeça por cabeça, todos os homens de vinte anos e daí para cima, todos os que podiam sair à guerra, 21os que foram contados deles, da tribo de Rúben, eram quarenta e seis mil e quinhentos.
22Dos filhos de Simeão, as suas gerações, pelas suas famílias, pelas casas de seus pais, os que deles foram contados, segundo o número dos nomes, cabeça por cabeça, todos os homens de vinte anos e daí para cima, todos os que podiam sair à guerra; 23os que foram contados deles, da tribo de Simeão, eram cinquenta e nove mil e trezentos.
24Dos filhos de Gade, as suas gerações, pelas suas famílias, pelas casas de seus pais, segundo o número dos nomes dos que tinham vinte anos e daí para cima, todos os que podiam sair à guerra; 25os que foram contados deles, da tribo de Gade, eram quarenta e cinco mil e seiscentos e cinquenta.
26Dos filhos de Judá, as suas gerações, pelas suas famílias, pelas casas de seus pais, segundo o número dos nomes dos que tinham vinte anos e daí para cima, todos os que podiam sair à guerra; 27os que foram contados deles, da tribo de Judá, eram setenta e quatro mil e seiscentos.
28Dos filhos de Issacar, as suas gerações, pelas suas famílias, pelas casas de seus pais, segundo o número dos nomes dos que tinham vinte anos e daí para cima, todos os que podiam sair à guerra; 29os que foram contados deles, da tribo de Issacar, eram cinquenta e quatro mil e quatrocentos.
30Dos filhos de Zebulom, as suas gerações, pelas suas famílias, pelas casas de seus pais, segundo o número dos nomes dos que tinham vinte anos e daí para cima, todos os que podiam sair à guerra; 31os que foram contados deles, da tribo de Zebulom, eram cinquenta e sete mil e quatrocentos.
32Dos filhos de José, isto é, dos filhos de Efraim, as suas gerações, pelas suas famílias, pelas casas de seus pais, segundo o número dos nomes dos que tinham vinte anos e daí para cima, todos os que podiam sair à guerra; 33os que foram contados deles, da tribo de Efraim, eram quarenta mil e quinhentos.
34Dos filhos de Manassés, as suas gerações, pelas suas famílias, pelas casas de seus pais, segundo o número dos nomes; dos que tinham vinte anos e daí para cima, todos os que podiam sair à guerra; 35os que foram contados deles, da tribo de Manassés, eram trinta e dois mil e duzentos.
36Dos filhos de Benjamim, as suas gerações, pelas suas famílias, pelas casas de seus pais, segundo o número dos nomes dos que tinham vinte anos e daí para cima, todos os que podiam sair à guerra; 37os que foram contados deles, da tribo de Benjamim, eram trinta e cinco mil e quatrocentos.
38Dos filhos de Dã, as suas gerações, pelas suas famílias, pelas casas de seus pais, segundo o número dos nomes dos que tinham vinte anos e daí para cima, todos os que podiam sair à guerra; 39os que foram contados deles, da tribo de Dã, eram sessenta e dois mil e setecentos.
40Dos filhos de Aser, as suas gerações, pelas suas famílias, pelas casas de seus pais, segundo o número dos nomes dos que tinham vinte anos e daí para cima, todos os que podiam sair à guerra; 41os que foram contados deles, da tribo de Aser, eram quarenta e um mil e quinhentos.
42Dos filhos de Naftali, as suas gerações, pelas suas famílias, pelas casas de seus pais, segundo o número dos nomes dos que tinham vinte anos e daí para cima, todos os que podiam sair à guerra; 43os que foram contados deles, da tribo de Naftali, eram cinquenta e três mil e quatrocentos.
44Estes são os que foram contados, aos quais contaram Moisés e Arão, e os príncipes de Israel, sendo doze homens: cada um era pela casa do seu pai. 45Assim, todos os que foram contados dos filhos de Israel, pelas casas de seus pais, dos que tinham vinte anos e daí para cima, todos os que podiam sair à guerra em Israel; 46todos os que foram contados eram seiscentos e três mil e quinhentos e cinquenta.
Os levitas não são contados
47Mas os levitas segundo a tribo de seus pais não foram contados entre eles. 48Pois Jeová disse a Moisés: 49Somente não contarás a tribo de Levi, nem tirarás a soma deles entre os filhos de Israel; 50mas incumbe tu os levitas de cuidarem do tabernáculo do Testemunho, e de todos os seus móveis, e de tudo o que lhe pertence. Eles levarão o tabernáculo e todos os seus móveis, e serão os seus ministros, e acampar-se-ão ao redor do tabernáculo. 51Quando o tabernáculo houver de partir, os levitas o desarmarão; e, quando o tabernáculo se houver de assentar, os levitas o armarão; o estrangeiro que se chegar será morto. 52Os filhos de Israel armarão as suas tendas, cada um junto ao seu arraial e cada um junto ao seu estandarte, segundo as suas turmas. 53Mas os levitas armarão as suas tendas ao redor do tabernáculo do Testemunho, para que não suceda haver ira contra a congregação dos filhos de Israel. Os levitas terão o cuidado do tabernáculo do Testemunho. 54Assim fizeram os filhos de Israel; conforme tudo o que Jeová ordenou a Moisés, assim o fizeram.
Loading reference in secondary version...

1917, 2010 Sociedade Bíblica do Brasil. Todos os direitos reservados.