1
Prefácio e saudação
1Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por algum homem, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos), 2e todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia: 3graça a vós e paz da parte de Deus, nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo, 4que se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente mundo perverso, conforme a vontade de nosso Deus e Pai, 5a quem seja dada glória pelos séculos dos séculos. Amém.
A inconstância dos gálatas. Paulo defende a sua autoridade
6Admiro-me de que tão depressa estais passando daquele que vos chamou pela graça de Cristo para um evangelho diferente, 7o qual não é outro senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. 8Mas, ainda que nós ou um anjo do céu vos pregasse um evangelho além do que vos pregamos, seja anátema. 9Como antes temos dito, assim digo agora, de novo: se alguém vos pregar um evangelho além do que recebestes, seja anátema. 10Pois procuro eu agora o favor dos homens ou de Deus? Ou busco agradar aos homens? Se ainda buscasse agradar aos homens, não seria servo de Cristo.
11Declaro-vos, irmãos, que o evangelho que foi pregado por mim não é segundo o homem; 12pois eu nem o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas, sim, mediante a revelação de Jesus Cristo. 13Ouvistes falar do meu modo de viver no Judaísmo, em outro tempo, de como perseguia excessivamente a igreja de Deus, e a assolava, 14e adiantava-me no Judaísmo mais que muitos da mesma idade na minha nação, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais. 15Mas, quando aprouve a Deus, que me separou desde o ventre de minha mãe e me chamou pela sua graça, 16revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, imediatamente, não consultei carne e sangue, 17nem fui a Jerusalém para os que eram apóstolos antes de mim, mas parti para a Arábia e, outra vez, voltei a Damasco.
Paulo visita Jerusalém, Síria e Cilícia
18Então, depois de três anos, subi a Jerusalém para visitar a Cefas e com ele me demorei quinze dias; 19mas dos apóstolos não vi a nenhum, senão a Tiago, irmão do Senhor. 20Acerca das coisas que vos escrevo, eis que perante Deus afirmo que não minto. 21Depois, fui para as regiões da Síria e da Cilícia. 22Era, porém, pessoalmente desconhecido às igrejas da Judeia, que estavam em Cristo. 23Somente ouviram dizer: Aquele que dantes nos perseguia, agora, prega a fé que outrora combatia; 24e glorificavam a Deus a respeito de mim.
Loading reference in secondary version...

1917, 2010 Sociedade Bíblica do Brasil. Todos os direitos reservados.