3
A união com Cristo glorificado
1Se, portanto, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá de cima, onde Cristo está, sentado à destra de Deus; 2pensai nas coisas lá de cima, não nas que estão sobre a terra. 3Pois morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo, em Deus. 4Quando Cristo, que é a nossa vida, for manifestado, então, vós também sereis manifestados com ele na glória.
Os resultados dessa união. Os vícios devem ser abandonados
5Mortificai, pois, os vossos membros que estão sobre a terra: a fornicação, a imundícia, a paixão, a má concupiscência e a avareza, que é idolatria, 6pelas quais coisas vem a ira de Deus; 7e nas quais também vós andastes em outro tempo, quando vivíeis nelas. 8Mas, agora, deixai também vós todas estas coisas: a ira, a cólera, a malícia, a calúnia, a palavra torpe da vossa boca; 9não mintais uns aos outros, tendo-vos despido do homem velho com os seus feitos. 10e tendo-vos revestido do homem novo que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou. 11Aqui não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre, mas Cristo é tudo e em todas as coisas.
As virtudes devem ser cultivadas
12Vós, portanto, como escolhidos de Deus, santos e amados, revesti-vos de coração compassivo, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, 13suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente, se alguém tiver queixa contra outro. Assim como ainda o Senhor vos perdoou a vós, assim o fazei também vós; 14e sobre tudo isso revesti-vos do amor, que é o vínculo da perfeição. 15Reine em vossos corações a paz de Cristo, à qual também fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos. 16A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria, instruindo e admoestando-vos uns aos outros com salmos, hinos e cânticos espirituais, com gratidão louvando a Deus em vossos corações. 17Tudo quanto fizerdes, quer de palavras quer de obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.
Os deveres domésticos
18Mulheres, estai sujeitas a vossos maridos, como convém no Senhor. 19Maridos, amai a vossas mulheres e não as trateis asperamente. 20Filhos, obedecei a vossos pais em tudo, pois isso é agradável no Senhor. 21Pais, não irriteis a vossos filhos, para que não fiquem desanimados. 22Servos, em tudo obedecei a vossos senhores segundo a carne, não servindo somente à vista, como para agradar a homens, mas em sinceridade de coração, temendo ao Senhor. 23Tudo o que fizerdes, fazei-o de coração, como ao Senhor e não aos homens, 24sabendo que do Senhor recebereis a recompensa da herança. Estais servindo a Cristo, o Senhor; 25pois aquele que faz injustiça receberá a paga do que fez injustamente, e Deus não se deixa levar de respeitos humanos.
Loading reference in secondary version...

1917, 2010 Sociedade Bíblica do Brasil. Todos os direitos reservados.