2
As recompensas da sabedoria
1Filho, aprenda o que eu lhe ensino e nunca esqueça o que mando você fazer. 2Escute os sábios e procure entender o que eles ensinam. 3Sim, peça sabedoria e grite pedindo entendimento. 4Procure essas coisas, como se procurasse prata ou um tesouro escondido. 5Se você fizer isso, saberá o que quer dizer temer o Senhor, e aprenderá a conhecê-lo. 6É o Senhor quem dá sabedoria; a sabedoria e o entendimento vêm dele. 7Ele dá ajuda e proteção a quem é direito e honesto. 8Deus protege os que tratam os outros com justiça e guarda os que lhe obedecem.
9Se você me ouvir, entenderá o que é direito, justo e honesto e saberá o que deve fazer. 10Você se tornará sábio, e a sua sabedoria lhe dará prazer. 11O seu entendimento e a sua sabedoria o protegerão 12e o livrarão de fazer o mal. Assim, você ficará longe das pessoas que vivem dizendo mentiras — 13pessoas que abandonaram uma vida direita para viver na escuridão do pecado; 14pessoas que têm prazer em fazer o mal e se alegram quando o mal é praticado; 15pessoas desonestas, em quem não se pode confiar.
16Então você será capaz de evitar a mulher imoral que tentar conquistá-lo com palavras sedutoras — 17a mulher que esquece os votos sagrados do casamento e é infiel ao seu marido. 18Se você for à casa dela, estará seguindo o caminho da morte; quem vai lá está perto do mundo dos mortos. 19O homem que visita essa mulher não consegue voltar para a estrada da vida. 20Portanto, siga o exemplo dos bons e viva uma vida correta. 21Os homens direitos, de caráter, viverão nesta nossa terra. 22Mas Deus varrerá dela os maus e arrancará os pecadores como se arrancam plantas do chão.
Loading reference in secondary version...

2000 Sociedade Bíblica do Brasil. Todos os direitos reservados.