29
O encontro com Raquel
1Jacó continuou a sua viagem e chegou à terra do Oriente. 2De repente, ele olhou e viu no campo um poço; em volta dele estavam três pastores, cada um com as suas ovelhas e cabras. A água para os animais era tirada desse poço, que era tapado com uma grande pedra. 3Quando todos os pastores se ajuntavam ali com os seus animais, então tiravam a pedra para dar água às ovelhas e cabras. Depois tornavam a pôr a pedra na boca do poço. 4Jacó perguntou aos pastores:
— De onde são vocês, meus amigos?
— Somos de Harã — responderam eles.
5Em seguida perguntou:
— Vocês conhecem Labão, filho de Naor?
— Conhecemos, sim — disseram.
6— Ele vai bem? — perguntou Jacó.
Eles responderam:
— Sim, vai bem. Olhe! Raquel, a filha dele, vem vindo aí com as ovelhas.
7Então Jacó disse:
— Ainda é dia, e é muito cedo para recolher as ovelhas. Por que vocês não lhes dão água e as levam de volta para pastar?
8Eles responderam:
— Não podemos. Temos de esperar que todas as ovelhas e cabras estejam aqui e a pedra seja tirada da boca do poço. Aí daremos água para elas.
9Jacó ainda estava falando com eles quando Raquel, que era pastora de ovelhas, chegou com os animais do seu pai. 10Logo que Jacó a viu com as ovelhas e cabras do seu tio Labão, ele foi, e tirou a pedra da boca do poço, e deu água para os animais. 11Depois ele beijou Raquel e, muito emocionado, começou a chorar. 12E disse:
— Eu sou parente do seu pai; sou filho de Rebeca.
Raquel foi correndo contar tudo ao pai. 13Ele ouviu as novidades a respeito do seu sobrinho e logo saiu correndo. Quando encontrou Jacó, Labão o abraçou, e beijou, e o levou para casa. Jacó lhe contou tudo o que havia acontecido, 14e aí Labão disse:
— Sim, de fato, você é da minha própria carne e sangue.
Jacó casa com Leia e com Raquel
Jacó ficou na casa do seu tio um mês inteiro. 15Aí Labão disse:
— Não está certo você trabalhar de graça para mim só porque é meu parente. Quanto você quer ganhar?
16Acontece que Labão tinha duas filhas. A mais velha se chamava Leia, e a mais moça, Raquel. 17Leia tinha olhos meigos, mas Raquel era bonita de rosto e de corpo. 18Como Jacó estava apaixonado por Raquel, respondeu:
— Trabalharei sete anos para o senhor a fim de poder casar com Raquel.
19Labão disse:
— Eu prefiro dá-la a você em vez de a um estranho. Fique aqui comigo.
20Assim, Jacó trabalhou sete anos para poder ter Raquel. Mas, porque ele a amava, esses anos pareceram poucos dias. 21Quando passaram os sete anos, Jacó disse a Labão:
— Dê-me a minha mulher. O tempo combinado já passou, e eu quero casar com ela.
22Labão deu uma festa de casamento e convidou toda a gente do lugar. 23Mas naquela noite Labão pegou Leia e a entregou a Jacó, e ele teve relações com ela 24(Labão tinha dado a sua escrava Zilpa a Leia para ser escrava dela.). 25Só na manhã seguinte Jacó descobriu que havia dormido com Leia. Por isso foi reclamar com Labão. Ele disse:
— Por que o senhor me fez uma coisa dessas? Eu trabalhei para ficar com Raquel. Por que foi que o senhor me enganou?
26Labão respondeu:
— Aqui na nossa terra não é costume a filha mais moça casar antes da mais velha. 27Espere até que termine a semana de festas do casamento. Aí, se você prometer que vai trabalhar para mim outros sete anos, eu lhe darei Raquel.
28Jacó concordou, e, quando terminou a semana de festas do casamento de Leia, Labão lhe deu a sua filha Raquel como esposa 29(Labão tinha dado a sua escrava Bila a Raquel para ser escrava dela.). 30Jacó também teve relações com Raquel; e ele amava Raquel muito mais do que amava Leia. E ficou trabalhando para Labão mais sete anos.
Os filhos de Jacó
31Quando o Senhor Deus viu que Jacó desprezava Leia, fez com que ela pudesse ter filhos, mas Raquel não podia ter filhos. 32Leia ficou grávida e deu à luz um filho; e pôs nele o nome de Rúben. Ela explicou assim:
— O Senhor viu que eu estava triste, mas agora o meu marido vai me amar.
33Leia ficou grávida outra vez e teve outro filho, a quem deu o nome de Simeão. E disse:
— O Senhor ouviu que eu era desprezada e por isso me deu mais este filho.
34Leia engravidou ainda outra vez e teve mais um filho, a quem chamou de Levi, pois disse assim:
— Agora o meu marido ficará mais unido comigo, pois já lhe dei três filhos.
35Leia ficou grávida mais uma vez e teve outro filho. A esse deu o nome de Judá e disse:
— Desta vez louvarei a Deus, o Senhor.
Depois disso não teve mais filhos.
Loading reference in secondary version...

2000 Sociedade Bíblica do Brasil. Todos os direitos reservados.