10
Os descendentes dos filhos de Noé
1Crônicas 1.5-23
1São estes os descendentes de Sem, Cam e Jafé, os filhos de Noé. Aos três nasceram filhos depois do dilúvio.
2Os filhos de Jafé foram Gomer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tirás. 3Os filhos de Gomer foram Asquenaz, Rifate e Togarma. 4Os descendentes de Javã foram os povos de Elisá, Espanha, Chipre e Rodes. 5Esses foram os descendentes de Jafé; eles moram no litoral e nas ilhas, cada povo e cada família na sua própria terra, com a sua própria língua.
6Os filhos de Cam foram Cuche, Egito, Líbia e Canaã. 7Os filhos de Cuche foram Sebá, Havilá, Sabtá, Raamá e Sabteca. Os filhos de Raamá foram Sabá e Dedã. 8Cuche foi pai de Ninrode, o primeiro grande conquistador do mundo. 9Com a ajuda de Deus, o Senhor, ele se tornou um caçador famoso, e é por isso que se diz: “Seja igual a Ninrode, que com a ajuda do Senhor foi um grande caçador.” 10No começo faziam parte do seu reino as cidades de Babilônia, Ereque e Acade, todas as três em Sinar. 11Daquela região Ninrode foi para a Assíria e ali construiu as cidades de Nínive, Reobote-Ir, Calá 12e Resém, que fica entre Nínive e a grande cidade de Calá.
13Os descendentes de Egito foram os povos da Lídia, Anam, Leabe, Naftu, 14Patrus, Caslu e de Creta, de quem os filisteus descendem.
15Canaã foi pai de dois filhos: Sidom, o mais velho, e Hete. 16De Canaã também descendem os jebuseus, os amorreus, os girgaseus, 17os heveus, os arquitas, os sineus, 18os arvaditas, os zemareus e os hamateus. 19O território dos cananeus se estendeu para o sul desde Sidom até Gerar, perto de Gaza; e para o leste foi até Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim, perto de Lasa. 20Esses foram os descendentes de Cam, cada povo e cada família na sua própria terra, com a sua própria língua.
21Sem, o irmão mais velho de Jafé, foi o pai de todos os hebreus. 22Os filhos de Sem foram Elão, Assur, Arpaxade, Lude e Arã. 23Os filhos de Arã foram Uz, Hul, Géter e Más. 24Arpaxade foi o pai de Selá, e Selá foi o pai de Éber. 25Éber foi pai de dois filhos: um se chamava Pelegue porque no seu tempo os povos do mundo foram divididos; o seu irmão se chamava Joctã. 26Joctã foi pai de Almodá, Selefe, Hazar-Mavé, Jera, 27Adonirão, Uzal, Dicla, 28Obal, Abimael, Sabá, 29Ofir, Havilá e Jobabe. Todos estes foram filhos de Joctã. 30Eles viveram nas terras que vão desde a região de Mesa até Sefar, na região montanhosa do Leste. 31Estes foram os descendentes de Sem, cada povo e cada família na sua própria terra, com a sua própria língua.
32São essas as famílias dos filhos de Noé, nação por nação, de acordo com as várias linhas de descendentes. Depois do dilúvio todas as nações da terra descenderam de Noé.
Loading reference in secondary version...

2000 Sociedade Bíblica do Brasil. Todos os direitos reservados.