40
A consagração da Tenda da Presença de Deus
1O Senhor Deus disse a Moisés:
2— No dia primeiro do primeiro mês, arme a Tenda da Presença de Deus. 3Coloque na Tenda a arca da aliança, onde estão guardadas as placas com os dez mandamentos; e ponha a cortina na frente da arca. 4Ponha dentro da Tenda a mesa e coloque em ordem as coisas que estão sobre ela. Ponha dentro da Tenda o candelabro e monte as lamparinas. 5Ponha o altar de ouro para queimar incenso na frente da arca da aliança e pendure a cortina na entrada da Tenda. 6E na frente da Tenda coloque o altar de queimar os sacrifícios. 7Ponha a pia entre a Tenda e o altar e encha com água. 8Depois arme o pátio ao redor da Tenda e pendure a cortina na sua entrada.
9— Então pegue o azeite de ungir e unja a Tenda e tudo o que estiver nela; desse modo, você a separará para mim, e ela ficará sagrada. 10Depois você ungirá o altar das ofertas a ser completamente queimadas e todos os seus utensílios; assim o altar ficará separado para mim e será muito sagrado. 11Do mesmo jeito você ungirá a pia com o seu suporte e a separará para mim.
12— Leve Arão e os filhos dele para a entrada da Tenda e mande que se lavem. 13Vista Arão com as suas roupas de sacerdote, unja-o e o separe para mim a fim de que me sirva como sacerdote. 14Traga os filhos dele e vista neles as túnicas. 15Em seguida você os ungirá, como ungiu o pai deles, para que me sirvam como sacerdotes. Isso fará com que sejam sacerdotes para sempre.
16Moisés fez tudo como o Senhor havia ordenado. 17E assim, no dia primeiro do primeiro mês, quase um ano depois que os israelitas saíram do Egito, a Tenda da Presença de Deus foi armada. 18Moisés colocou as bases, as armações e as travessas e levantou os postes. 19Ele estendeu a cobertura sobre a Tenda e colocou a cobertura de fora por cima dela, como o Senhor havia ordenado. 20Depois pegou as duas placas de pedra e as colocou dentro da arca da aliança. Enfiou os cabos nas argolas da arca e colocou a tampa nela. 21Então pôs a arca na Tenda e, como o Senhor havia ordenado, pendurou a cortina entre o Lugar Santo e o Lugar Santíssimo para que ninguém pudesse ver a arca.
22Moisés pôs a mesa na Tenda, no lado norte, do lado de fora da cortina, 23e colocou sobre ela os pães oferecidos a Deus, o Senhor, como ele havia ordenado. 24Moisés pôs o candelabro na Tenda, no lado sul, em frente da mesa 25e ali, na presença do Senhor, ele acendeu as lamparinas, como o Senhor havia ordenado. 26Pôs o altar de ouro na Tenda, em frente da cortina, 27e queimou o incenso cheiroso, como o Senhor havia ordenado. 28Pendurou a cortina na entrada da Tenda 29e ali, em frente da cortina, colocou o altar para as ofertas que seriam completamente queimadas. Em cima do altar ele apresentou as ofertas a serem queimadas e as ofertas de cereais, como o Senhor havia ordenado. 30Pôs a pia entre a Tenda e o altar e a encheu com água. 31Nela Moisés, Arão e os filhos de Arão lavavam os pés 32todas as vezes que entravam na Tenda ou iam até o altar, como o Senhor havia ordenado. 33Moisés armou o pátio em volta da Tenda e do altar e pendurou a cortina na entrada do pátio. E assim ele terminou todo o trabalho.
A nuvem cobre a Tenda
Números 9.15-23
34Então a nuvem cobriu a Tenda, e ela ficou cheia da glória de Deus, o Senhor; 35por isso Moisés não pôde entrar nela.
36Os israelitas levavam o seu acampamento de um lugar para outro somente quando a nuvem se levantava de cima da Tenda. 37Mas, se a nuvem não se levantava, os israelitas não saíam dali até o dia em que ela se levantava. 38Em todas as suas viagens, eles podiam ver, durante o dia, a nuvem da presença do Senhor em cima da Tenda; e, durante a noite, viam o fogo queimando em cima dela.
Loading reference in secondary version...

2000 Sociedade Bíblica do Brasil. Todos os direitos reservados.