2
Firmeza e fidelidade no serviço de Deus
1E você, meu filho, seja forte por meio da graça que é nossa por estarmos unidos com Cristo Jesus. 2Tome os ensinamentos que você me ouviu dar na presença de muitas testemunhas e entregue-os aos cuidados de homens de confiança, que sejam capazes de ensinar outros.
3Como fiel soldado de Cristo Jesus, tome parte no meu sofrimento. 4Pois o soldado, quando está servindo, quer agradar o seu comandante e por isso não se envolve em negócios da vida civil. 5O atleta que toma parte numa corrida não recebe o prêmio se não obedecer às regras da competição. 6E o lavrador que trabalha no pesado deve ser o primeiro a receber a sua parte na colheita. 7Pense no que estou dizendo, pois o Senhor fará com que você compreenda todas as coisas.
8Lembre de Jesus Cristo, que foi ressuscitado e que era descendente de Davi, de acordo com o evangelho que eu anuncio. 9E é por causa disso que eu sofro e até estou acorrentado como se fosse um criminoso. Mas a mensagem de Deus não está presa, 10e por isso eu suporto tudo com paciência por amor ao povo escolhido de Deus. Faço isso para que eles possam ganhar a salvação que está em Cristo Jesus e que traz a glória eterna. 11Este ensinamento é verdadeiro:
“Se já morremos com Cristo,
também viveremos com ele.
12Se continuarmos a suportar o sofrimento
com paciência,
também reinaremos com Cristo.
Se nós o negarmos,
ele também nos negará.
13Se não formos fiéis,
Cristo continua sendo fiel,
pois ele não pode ser falso
para si mesmo.”
Um trabalhador aprovado
14Recomende essas coisas aos que você dirige e ordene severamente, na presença de Deus, que não briguem por causa de palavras. Brigar não é bom, pois somente prejudica os que estão presentes. 15Faça todo o possível para conseguir a completa aprovação de Deus, como um trabalhador que não se envergonha do seu trabalho, mas ensina corretamente a verdade do evangelho. 16Evite os falatórios contrários aos ensinamentos cristãos, pois eles fazem com que as pessoas se afastem de Deus. 17As coisas que os falsos mestres ensinam se espalham como a gangrena. Dois desses mestres são Himeneu e Fileto, 18os quais abandonaram o caminho da verdade. Eles afirmam que a nossa ressurreição já aconteceu e assim estão atrapalhando a fé cristã de alguns. 19Mas o firme alicerce que Deus colocou não pode ser abalado, e sobre esse alicerce estão escritas estas palavras: “O Senhor conhece as pessoas que são dele.” E também: “Toda pessoa que diz que pertence ao Senhor precisa abandonar o pecado.”
20Numa casa grande não existem somente vasilhas de ouro e de prata, mas também de madeira e de barro. Algumas são para ocasiões especiais, e outras, para todos os dias. 21Quem se purificar de todos esses erros de que tenho falado será usado para fins especiais porque é dedicado e útil ao seu Mestre e está pronto para fazer tudo o que é bom. 22E você, Timóteo, fuja das paixões da mocidade e procure viver uma vida correta, com fé, amor e paz, junto com os que com um coração puro pedem a ajuda do Senhor. 23Fique longe das discussões tolas e sem valor, pois você sabe que elas sempre acabam em brigas. 24O servo do Senhor não deve andar brigando, mas deve tratar todos com educação. Deve ser um mestre bom e paciente, 25que corrige com delicadeza aqueles que são contra ele. Pois pode ser que Deus dê a eles a oportunidade de se arrependerem e de virem a conhecer a verdade. 26E assim voltarão ao seu perfeito juízo e escaparão da armadilha do Diabo, que os prendeu para fazerem o que ele quer.
Loading reference in secondary version...

2000 Sociedade Bíblica do Brasil. Todos os direitos reservados.