3
A vida dos casados
1Assim também você, esposa, deve obedecer ao seu marido a fim de que, se ele não crê na mensagem de Deus, seja levado a crer pelo modo de você agir. Não será preciso dizer nada 2porque ele verá como a conduta de você é honesta e respeitosa. 3Não procure ficar bonita usando enfeites, penteados exagerados, joias ou vestidos caros. 4Pelo contrário, a beleza de você deve estar no coração, pois ela não se perde; ela é a beleza de um espírito calmo e delicado, que tem muito valor para Deus. 5Porque era assim que costumavam se enfeitar as mulheres do passado, as mulheres que eram dedicadas a Deus e que punham a sua esperança nele. Elas eram obedientes ao seu marido. 6Sara foi assim; ela obedecia a Abraão e o chamava de “meu senhor”. Você será agora sua filha se praticar o bem e não tiver medo de nada.
7Também você, marido, na vida em comum com a esposa, reconheça que a mulher é o sexo mais fraco e que por isso deve ser tratada com respeito. Porque a esposa também vai receber, junto com você, o dom da vida, que é dado por Deus. Aja assim para que nada atrapalhe as orações de vocês.
O dever de fazer o bem
8Finalmente, que todos vocês tenham o mesmo modo de pensar e de sentir. Amem uns aos outros e sejam educados e humildes uns com os outros. 9Não paguem mal com mal, nem ofensa com ofensa. Pelo contrário, paguem a ofensa com uma bênção porque, quando Deus os chamou, ele prometeu dar uma bênção a vocês. 10Como dizem as Escrituras Sagradas:
“Quem quiser gozar a vida
e ter dias felizes
não fale coisas más
e não conte mentiras.
11Afaste-se do mal e faça o bem;
procure a paz e faça tudo
para alcançá-la.
12Pois o Senhor olha com atenção
as pessoas honestas
e ouve os seus pedidos,
porém é contra os que fazem o mal.”
Sofrendo como seguidores de Cristo
13Se, de fato, vocês quiserem fazer o bem, quem lhes fará o mal? 14Como vocês serão felizes se tiverem de sofrer por fazerem o que é certo! Não tenham medo de ninguém, nem fiquem preocupados. 15Tenham no coração de vocês respeito por Cristo e o tratem como Senhor. Estejam sempre prontos para responder a qualquer pessoa que pedir que expliquem a esperança que vocês têm. 16Porém façam isso com educação e respeito. Tenham sempre a consciência limpa. Assim, quando vocês forem insultados, os que falarem mal da boa conduta de vocês como seguidores de Cristo ficarão envergonhados. 17Porque é melhor sofrer por fazer o bem, se for esta a vontade de Deus, do que por fazer o mal. 18Pois o próprio Cristo sofreu uma vez por todas pelos pecados, um homem bom em favor dos maus, para levar vocês a Deus. Ele morreu no corpo, mas foi ressuscitado no espírito, 19e no espírito foi e pregou aos espíritos que estavam presos. 20Estes eram os espíritos daqueles que não tinham obedecido a Deus, quando ele ficou esperando com paciência nos dias em que Noé estava construindo a barca. As poucas pessoas que estavam nela, oito ao todo, foram salvas pela água. 21Aquela água representava o batismo, que agora salva vocês. Esse batismo não é lavar a sujeira do corpo, mas é o compromisso feito com Deus, o qual vem de uma consciência limpa. Essa salvação vem por meio da ressurreição de Jesus Cristo, 22que foi para o céu e está do lado direito de Deus, governando os anjos, as autoridades e os poderes do céu.
Loading reference in secondary version...

2000 Sociedade Bíblica do Brasil. Todos os direitos reservados.