6
Morto para o pecado mas vivo para Deus
1Que diremos então? Vamos continuar a pecar para que a graça#graça A bondade divina. de Deus aumente ainda mais?2De maneira nenhuma! Nós já morremos para o pecado. Como poderemos continuar ainda vivendo nele?3Ou vocês já se esqueceram de que nós, que fomos batizados para ser parte de Cristo, fomos também batizados para tomar parte em sua morte?4Assim, quando fomos batizados, morremos com Cristo e fomos sepultados com Ele. Fomos sepultados com Ele para que, como Ele ressuscitou dos mortos pelo poder glorioso do Pai, nós também possamos viver uma vida nova.
5Porque, se nós fomos unidos com Cristo, morrendo como Ele morreu, seremos também unidos com Ele quando ressuscitarmos dos mortos como Ele ressuscitou.6Sabemos que a nossa maneira antiga de viver morreu com Cristo na cruz, para que a nossa natureza pecadora não tenha mais poder sobre nós e, assim, não sejamos mais escravos do pecado.7Qualquer pessoa que tenha morrido com Cristo está livre do controle do pecado.
8Se morremos com Cristo, sabemos que também viveremos com Ele.9Cristo ressuscitou dos mortos e não pode morrer outra vez. A morte não tem mais poder sobre Ele.10Quando Cristo morreu, Ele morreu para destruir o poder da morte de uma vez para sempre. Agora Ele vive uma vida nova com Deus.11Da mesma maneira, vocês devem considerar-se como mortos para o pecado, mas vivos para Deus por meio de Jesus Cristo.
12Portanto, não deixem que o pecado os controle em sua vida aqui na terra. Vocês não devem ser governados por aquilo que a sua natureza pecadora quer que façam.13Não ofereçam as partes do seu corpo para servir o pecado e nem usem o seu corpo para fazer o mal. Ao contrário, ofereçam esse corpo para o serviço de Deus, para fazer o bem. Sejam como pessoas que morreram e agora vivem uma vida nova.14O pecado não será senhor de vocês, pois vocês não estão debaixo da lei#lei A lei de Moisés, a lei judaica., mas debaixo da graça#graça A bondade divina. de Deus.
Escravos do bem
15Então o que devemos fazer? Devemos pecar porque vivemos debaixo da graça#graça A bondade divina. de Deus e não da lei#lei A lei de Moisés, a lei judaica.? De maneira nenhuma!16Vocês sabem muito bem que, quando vocês se entregam a qualquer coisa, são escravos dela e têm que obedecer a ela. Vocês podem entregar-se ao pecado, e assim morrer, ou podem entregar-se à obediência, e serem declarados justos diante de Deus.17No passado, vocês eram escravos do pecado, mas, graças a Deus, vocês obedeceram de coração às verdades que estão nos ensinos que receberam.18Vocês foram libertados do pecado e agora são escravos do bem.19Falo em termos humanos porque é difícil para vocês entenderem. Antigamente vocês ofereciam as partes dos seus corpos para serem escravos do mal, vivendo só para o pecado. Agora, da mesma maneira, ofereçam as partes dos seus corpos para serem escravos do bem, vivendo só para Deus.
20Porque, quando vocês eram escravos do pecado, o bem não os controlava.21E que resultados vocês tiveram naquele tempo? Somente coisas das quais vocês agora se envergonham. Elas só trazem a morte.22Mas agora vocês estão livres do pecado, são escravos de Deus e, como resultado, têm uma vida dedicada a Ele e depois terão a vida eterna.23Porque o salário que o pecado paga é a morte, mas o presente gratuito dado por Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.
Loading reference in secondary version...