4
O exemplo de Abraão
1O que devemos então dizer a respeito de Abraão#Abraão Um ancestral do povo judeu muito respeitado. Ele é considerado o pai do povo judeu., o pai do nosso povo? O que ele descobriu a respeito da fé?2Se Abraão foi declarado justo pelas obras que fez, então tem com o que se gloriar; mas não diante de Deus.3As Escrituras#Escrituras As coisas sagradas escritas, o Velho Testamento. dizem: “Abraão teve fé em Deus e, pela sua fé, Deus o aceitou como justo”#“Abraão … como justo” 4.3 Citação de Gênesis 15.6..
4O salário de quem trabalha não é considerado como um favor, mas como um direito.5O pecador não pode fazer qualquer obra que o torne justo. Mas se ele tem fé naquele que declara justo o pecador, pela sua fé, Deus o aceita como justo.6Assim, Davi também falou da felicidade de uma pessoa a quem Deus aceita como justa, sem olhar para suas obras, quando disse:
7“As pessoas são realmente felizes
quando Deus perdoa o mal que fazem,
quando os seus pecados são cobertos!
8Quando o Senhor as aceita como se não tivessem pecado,
então elas são realmente felizes”.
9É esta felicidade só para quem é circuncidado#circuncidar, circuncisão Ato de cortar o prepúcio, que é a pele da ponta do órgão sexual dos meninos. Isto era feito com todo nenê do sexo masculino. Era a marca da aliança que Deus tinha com Abraão (Gênesis 17.9-14).? Ou é também para os que não são circuncidados? Nós já dissemos que Deus aceitou a fé que Abraão tinha e que, por ela, Abraão foi aceito como justo.10Como aconteceu isto? Quando foi que Deus aceitou Abraão: antes ou depois da sua circuncisão? Deus o aceitou antes da circuncisão.11Mais tarde Abraão foi circuncidado para mostrar que Deus o tinha aceito. A sua circuncisão era a prova de que Deus o tinha considerado justo pela fé. Assim Abraão é o pai de todos os que têm fé embora não sejam circuncidados e, dessa forma, Deus também aceita como justos a todos eles.12Abraão também é o pai dos que são circuncidados, mas não é a circuncisão deles que o faz ser seu pai. Ele só é pai deles se viverem na fé que o nosso pai Abraão tinha antes de ser circuncidado.
As promessas de Deus são recebidas pela fé
13Não foi por obedecer à lei#lei A lei de Moisés, a lei judaica. que Abraão e seus descendentes receberam a promessa de que eles iriam herdar o mundo. Mas sim porque Deus, por causa da fé que Abraão tinha, o declarou justo.14Pois, se fosse possível receber a promessa de Deus por obediência à lei, não seria preciso a fé. E a promessa perderia todo o seu valor,15porque a lei provoca a ira de Deus quando as pessoas a ela não obedecem. Mas onde não há lei, não há nada para se desobedecer.
16Assim, a promessa de Deus é dada pela fé, como oferta gratuita. Se essa promessa é gratuita, ela vale para todos os descendentes de Abraão. Não é somente para os que vivem sob a lei de Moisés, mas também para os que têm uma fé como a de Abraão. Ele é o pai de todos nós.17Como dizem as Escrituras#Escrituras As coisas sagradas escritas, o Velho Testamento.: “Eu constituí você pai de muitos povos”#“Eu constitui … muitos povos” 4.17 Citação do livro de Gênesis 17.5.. Ele é o nosso pai perante Deus. Abraão teve fé em Deus, o Deus que dá vida aos mortos e que faz existir o que não existe.
18Não havia esperança alguma de Abraão vir a ter filhos, mas ele teve fé em Deus e continuou a esperar. Por isso veio a ser o pai de muitos povos. Conforme Deus lhe tinha dito: “Você vai ter muitos descendentes”#“Você vai ter muitos descendentes” 4.18 Citação de Gênesis 15.5..19Abraão, com quase cem anos, era velho demais para poder ter filhos; além disso, Sara era estéril e não podia tê-los. Abraão sabia tudo isso, mas a sua fé não diminuiu.20Ele nunca duvidou de que Deus pudesse cumprir a sua promessa, nunca perdeu a fé. Pelo contrário, a sua fé ficou mais forte e ele deu louvores a Deus.21Abraão tinha a certeza de que Deus tem o poder de fazer aquilo que promete.22Assim, “Deus o aceitou como justo”#“Deus o aceitou como justo” 4.22 Citação do livro de Gênesis 15.6..23Estas palavras (“Deus o aceitou como justo”), não foram somente escritas para o benefício de Abraão,24mas também foram escritas para nós. Deus também nos aceita porque cremos naquele que ressuscitou da morte a Jesus Cristo, nosso Senhor.25Jesus foi entregue para ser morto por causa dos nossos pecados e foi ressuscitado para que Deus pudesse nos declarar justos.
Loading reference in secondary version...