Versions

Cancel
 
11
Deus não se esqueceu do seu povo.
1Pergunto agora: “Rejeitou Deus o seu povo?” De maneira nenhuma! Eu próprio sou um israelita, da família de Abraão#Abraão Um ancestral do povo judeu muito respeitado. Ele é considerado o pai do povo judeu., da tribo de Benjamim.2Deus escolheu os israelitas para serem o seu povo desde o princípio do mundo e nunca os rejeitou. Vocês não sabem o que as Escrituras#Escrituras As coisas sagradas escritas, o Velho Testamento. dizem a respeito de Elias#Elias Um homem que falava por Deus. Ele viveu centenas de anos antes de Cristo. quando ele orou a Deus contra o povo de Israel? Elias disse:3“Meu Deus! Eles mataram os profetas#profeta(s) Uma pessoa que falava por Deus. Essa pessoa falava freqüentemente de coisas que aconteceriam no futuro. e destruíram os altares do Senhor. Eu sou o único profeta vivo e agora eles querem me matar”#“Meu Deus! Eles … matar” 11.3 Citação de 1 Reis 19.10, 14..4Mas o que Deus disse a Elias? Ele disse: “Guardei para mim sete mil homens, que não se ajoelharam diante de Baal#Baal O nome de um deus falso.”.#“Guardei … Baal” 11.4 Citação de 1 Reis 19.18.5Do mesmo modo, também agora há algumas pessoas que Deus escolheu por causa da sua graça#graça A bondade divina..6E se Deus as escolheu por causa da sua graça, então não foi por causa de alguma coisa que elas tenham feito. Mas, se elas tivessem sido escolhidas por causa daquilo que fizeram, então a graça de Deus não seria verdadeira.
7Foi isto o que aconteceu: O povo de Israel não encontrou o que estava procurando; somente aqueles que Deus escolheu é que encontraram. Os outros ficaram de coração duro e se recusaram a ouvir a Deus.8Como dizem as Escrituras#Escrituras As coisas sagradas escritas, o Velho Testamento.:
“Deus fez com que as pessoas não compreendessem”.
“Deus fechou-lhes os olhos para que elas não vissem,
e os ouvidos para que não ouvissem.
E ainda hoje é assim.”
9E Davi diz:
“Que as suas festas se tornem em laços e armadilhas,
onde eles sejam apanhados e castigados.
10Que os seus olhos sejam fechados para que não vejam,
e que eles sejam atormentados para sempre”.
11Pergunto então: “Quando os judeus caíram, foram completamente destruídos pela queda?” De maneira nenhuma! Pelo contrário, pelo seu pecado veio a salvação para os que não são judeus, a fim de que os que são judeus tenham inveja.12O pecado dos judeus trouxe muitas bênçãos para o mundo; e o que os judeus perderam, trouxe muitas bênçãos para os que não são judeus. Assim, o mundo receberá ainda mais bênçãos, quando se completar o número de judeus que deve voltar a Deus.
13Agora eu falo para os que não são judeus. Eu sou apóstolo#apóstolo(s) Os homens que Jesus ensinou e escolheu para serem seus seguidores e para o ajudarem., enviado aos que não são judeus. Assim, enquanto tiver essa obrigação, vou me esforçar para fazer o melhor possível,14na esperança de deixar o meu povo com inveja. Talvez dessa forma eu possa ajudar alguns deles a se salvar.15A rejeição dos judeus por parte de Deus trouxe paz entre Ele e o mundo. A sua aceitação, porém, vai trazer, sem dúvida, vida para os que estão mortos.
16Se o primeiro pedaço de pão for consagrado a Deus, então o pão inteiro será consagrado. E, se as raízes de uma árvore forem consagradas a Deus, os galhos também serão.
17Mas desde que alguns galhos da oliveira foram cortados, um galho de oliveira brava foi enxertado nela. Assim, você que não é judeu, toma parte na força e na vida da oliveira boa.18Portanto, não despreze os galhos que foram cortados, pois você não tem razão para isso. Lembre-se de que não é você que dá vida para a raiz, mas é a raiz que dá vida para você.19Agora você dirá: “Alguns galhos foram cortados para que eu pudesse ser enxertado na oliveira”.20Isso é verdade. Mas esses galhos foram cortados porque não creram. E você só continua a ser parte da oliveira porque tem fé. Não se orgulhe, mas, pelo contrário, tema.21Se Deus não perdoou os galhos naturais, também não vai perdoar você.
22Note como Deus é bondoso e ao mesmo tempo severo. Ele é severo para com aqueles que caíram, mas é bondoso para com você, se continuar a viver de acordo com a bondade dele. Se não for assim, você também será cortado.23Se os judeus acreditarem em Deus, serão enxertados de novo; pois Deus é poderoso para os enxertar outra vez.24Você que não é judeu, foi cortado de uma oliveira brava e, contra o que é natural, foi enxertado em uma oliveira boa. Muito mais ainda, os judeus, que são ramos naturais, poderão ser enxertados de novo na oliveira a que pertencem.
A salvação de Israel
25Irmãos, quero que compreendam este segredo espiritual, para que não se julguem tão sábios: Uma parte de Israel foi endurecida, mas isso mudará quando o número completo daqueles que não são judeus vier a Deus.26Assim todo o Israel vai se salvar, como dizem as Escrituras#Escrituras As coisas sagradas escritas, o Velho Testamento.:
“O Salvador virá de Sião#Sião O nome mais antigo para Jerusalém, a cidade de Deus.;
Ele vai tirar toda a maldade da família de Jacó#Jacó O pai das doze famílias (tribos) do povo judeu, o povo a quem Deus escolheu para ser o seu povo..
27Esta será a aliança que farei com aquelas pessoas
quando lhes tirar o pecado”.
28Os judeus, por causa de vocês, se recusam a aceitar as Boas Novas#Boas Novas As notícias de que Deus abriu um caminho por meio de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus. Quando as pessoas aceitam esta verdade, Deus as aceita. e, por isso, são inimigos de Deus. Mas, por causa das promessas que Deus fez aos seus pais, eles são amados por Ele.29Pois Deus nunca muda a sua maneira de pensar a respeito das pessoas que Ele chama e das coisas que Ele dá para essas pessoas.30Antigamente vocês se recusavam a obedecer a Deus. Porém agora, porque os judeus desobedeceram, vocês receberam a sua misericórdia.31Agora os judeus se recusam a obedecer, porque Deus teve misericórdia de vocês. E isto aconteceu para que eles também possam receber misericórdia de Deus.32Todos se recusaram a obedecer a Deus. Assim Deus prendeu todas as nações debaixo do pecado, para mostrar a todos a sua misericórdia.
33Como são grandes as riquezas de Deus! A sua sabedoria e a sua ciência não têm fim! Ninguém pode explicar as decisões de Deus. Ninguém pode compreender aquilo que Ele faz.34Como dizem as Escrituras#Escrituras As coisas sagradas escritas, o Velho Testamento.:
“Quem conhece a mente do Senhor?
Quem é que pode aconselhá-lo?”
35“Quem é que alguma vez deu alguma coisa ao Senhor?
Deus não deve nada a ninguém.”
36Realmente, foi Deus quem fez todas as coisas. Por Deus e para Deus tudo continua a existir. A Deus seja sempre dada toda a glória. Amém.